Mídias Digitais na Educação Infantil: como as Pesquisas Estão Sendo Direcionadas?

Resumo


A pandemia da COVID-19 nos trouxe a necessidade de inserir aulas tecnológicas no cotidiano escolar em todos os níveis de ensino. Na educação infantil o desafio foi ainda maior, visto que muitas escolas não conseguiram se adaptar para atuar de forma virtual com alunos tão pequenos, apesar deles estarem muito ligados a tecnologia. Desta forma, começou a se pensar: será que as tecnologias digitais estão presentes na educação infantil? Quais são as formas de utilização mais aplicadas? Como as produções acadêmicas estão trabalhando a questão? Assim, este trabalho pretende identificar as atividades mais utilizadas na educação infantil, a partir de pesquisa bibliográfica realizada no banco de dados Google Acadêmico. Analisamos 55 resumos produzidos no período de 2011 a 2021, sendo 5 para cada ano pesquisado. Os resultados nos mostram que apesar de haver um grande interesse no tema "mídias digitais e educação infantil", pouco se tem produzido sobre propostas de atividades e orientações práticas/formação de professores. Indicando que essas são áreas a serem melhor exploradas objetivando concreta indicação das mídias digitais no cotidiano escolar, promovendo um desenvolvimento de ensino aprendizagem mais efetivo e condizente com as necessidades que a sociedade demanda desde o início da vida escolar.
Palavras-chave: Mídias Digitais, Educação Infantil, Tecnologias

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC, 2010. 36p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 35-52p.

FERREIRA, A. A. C. T.; Tecnologia e mídia interativa como ferramentas eficazes no progresso da educação infantil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 20. 2021.

LOPES, A. F.; SANTOS, E. M. B. R.; FERREIRA, P. J. S.; BRITO, P. V. G. O Desafio do Uso das TIC na Educação Infantil. Revista Pandora do Brasil, n. 34, 2011.

MONTESSORI, M. A mente da criança: mente absorvente. Tradução de Jefferson Bombachim. Campinas, SP: Kírion, 2021.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo, SP: Atlas, 2006.
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MEIRA, Natália Abinader de Santana. Mídias Digitais na Educação Infantil: como as Pesquisas Estão Sendo Direcionadas?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20379.