Ecologias de Aprendizagem: Reflexões e Entendimentos

Resumo


Refletir e discutir sobre as Tecnologias Digitais (TD) no Ensino Superior é tema emergente e necessário. Além disso, as denominadas TD fundam outras e novas Ecologias de Aprendizagem, implicando, portanto, os processos do ensinar e aprender em dinâmicas diferenciadas das puramente presenciais. Esta é uma temática pouco debatida no cenário educacional brasileiro, merecendo maior destaque, tendo em vista a importância de sua inserção nos processos formativos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre alguns conceitos que surgiram na realização de revisão de literatura com base na temática antes mencionada e de análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de duas instituições de ensino superior federais de Mato Grosso. Trata-se de resultados preliminares de pesquisa mais ampla. A análise inscrita neste trabalho teve como objeto observar, justamente, como o uso das TD está implicado na revisão de literatura e nos PPC como mencionado. Os resultados apontam, a priori, que o uso das TD se assenta na compreensão de que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) seriam espaços privilegiados para tanto, como também pela possiblidade de flexibilização curricular da carga horária a distância dos cursos presenciais.

Palavras-chave: Ecologia de Aprendizagem, Tecnologia Digital, Ensino Superior, Educação a Distância, Projetos Pedagógicos de Curso

Referências

BARRON, B. Interest and Self-Sustained Learning as Catalysts of Development: A Learning Ecology Perspective. Human Development. Oct. 2006, p. 193-224.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Gerais Sobre Aprendizagem Híbrida, 2021.

COOL, C. El Currículo Escolar en el Marco de la Nueva Ecología de Aprendizaje. Reflexión. fev. 2013, p. 31, 36.

ESPOSITO, A.; MAINA, M.; SANGRÀ, A. Learning ecologies as new challenge and essence of e-learning. The case of PhD e-researchers. ResearchGate. jan. 2015.

GERE, C. Culture Digital. Secon Edition, 2008.

LIMA, D. C. B. P; RODRIGUES, M. C. M; CRUZ, J. R. Educação Semipresencial e Híbrida no Brasil: descortinando conceitos e regulamentação. Revista EducaOnline. V. 15, N. 1, Jan./ Abr. 2021.

MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Ambientes Virtuais e Aprendizagens: o que dizem as pesquisas. In: Anais XV ESUD: Educação em Rede: construindo uma nova ecologia para a cultura digital. Natal, Rio Grande do Norte, 20 a 23 nov., p. 2018.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.

MOREIRA, J. A. Reconfigurando Ecossistemas Digitais de Aprendizagem com Tecnologias Audiovisuais. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 5-15, 2018.

RODRIGUES, M. C. N. Cursos presenciais e carga horária a distância em seus currículos: o papel do estado, a trajetória da política e as implicações no IF Goiano. Dissertação (Mestrado em educação). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-Graduação em Educação, Cidade de Goiás, 2021.

OLIVEIRA, E. C. Um olhar sob a perspectiva do projeto pedagógico de curso (PPC) do curso de bacharelado em administração: um estudo de caso na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. RAEP: Administração: Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 403-437, 2016.
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Ecologias de Aprendizagem: Reflexões e Entendimentos. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20380.