Ecologias de Aprendizagem: Reflexões e Entendimentos

Resumo


Refletir e discutir sobre as Tecnologias Digitais (TD) no Ensino Superior é tema emergente e necessário. Além disso, as denominadas TD fundam outras e novas Ecologias de Aprendizagem, implicando, portanto, os processos do ensinar e aprender em dinâmicas diferenciadas das puramente presenciais. Esta é uma temática pouco debatida no cenário educacional brasileiro, merecendo maior destaque, tendo em vista a importância de sua inserção nos processos formativos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre alguns conceitos que surgiram na realização de revisão de literatura com base na temática antes mencionada e de análise documental de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de duas instituições de ensino superior federais de Mato Grosso. Trata-se de resultados preliminares de pesquisa mais ampla. A análise inscrita neste trabalho teve como objeto observar, justamente, como o uso das TD está implicado na revisão de literatura e nos PPC como mencionado. Os resultados apontam, a priori, que o uso das TD se assenta na compreensão de que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) seriam espaços privilegiados para tanto, como também pela possiblidade de flexibilização curricular da carga horária a distância dos cursos presenciais.

Palavras-chave: Ecologia de Aprendizagem, Tecnologia Digital, Ensino Superior, Educação a Distância, Projetos Pedagógicos de Curso

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Publicado
09/05/2022
MAIESKI, Alessandra; ALONSO, Katia Morosov. Ecologias de Aprendizagem: Reflexões e Entendimentos. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20380.