O Público Feminino e a Perspectiva do Avanço da Escolarização por Meio da Educação a Distância
Resumo
O presente texto foi desenvolvido a partir de reflexões suscitadas no desenvolvimento de pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) e objetiva analisar a democratização do acesso à Educação Superior na perspectiva do seu papel e público (majoritariamente feminino em todas as regiões brasileiras, quantidade que diminui sutilmente quando os cursos são presenciais). Espera-se que ele contribua para o avanço no debate acerca da EaD no Brasil, posto que a modalidade, bem como as tecnologias digitais entraram em foco contemporaneamente. As ambiências virtuais levaram à educação a possibilidade de ruptura com as tradicionais práticas de transmissão de conteúdos, centralidade no docente e avanço para pensar práticas pedagógicas engajadas com o século XXI. Não se trata de um passe de mágica, mas se defende o atual momento como oportuno para repensar o fazer pedagógico nas Instituições de Educação Superior (IES). Por meio do aporte teórico proporcionado pela pesquisa bibliográfica, foi realizada contextualização da continuidade dos estudos, do ponto de vista social e pedagógico, bem como do perfil do alunado da EaD quanto ao gênero binário. Por fim, são indicadas as potencialidades e desafios dessa modalidade de ensino frente à demanda.
Palavras-chave:
EaD, Público feminino, Cultura digital
Referências
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Publicado
09/05/2022
Como Citar
VELOZO, Aline Debossan; CASAGRANDE, Ana Lara.
O Público Feminino e a Perspectiva do Avanço da Escolarização por Meio da Educação a Distância . In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20381.