Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): Ações Implementadas por uma Universidade Federal durante a Pandemia da Covid-19
Resumo
A pandemia da Covid-19 marcou toda a sociedade e no contexto educacional trouxe uma série de reflexões quanto a importância de se ampliar os debates acerca dos conceitos e aplicações sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma vez que esse novo ecossistema educativo tem contribuído para a reconceitualização dos processos de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, o objetivo do estudo buscou identificar como foram estruturadas as estratégias e ações para a utilização de TDIC, visando o desenvolvimento de aulas não presencial durante a pandemia na Universidade Federal de Goiás – UFG. Para esse propósito, a metodologia do estudo em desenvolvimento fundamenta-se inicialmente na abordagem qualitativa com pesquisa documental. Constata-se que a UFG utilizou-se desde o início da pandemia de artefatos de TDIC, considerandoas como um recurso estratégico para o enfrentamento no período pandêmico. Foram realizadas várias ações para melhor compreensão quanto a finalidade das TDIC, bem como da sua utilização de forma institucional, de modo a abranger todas as áreas de atuação da instituição.
Referências
BATISTA, T.C. da S. A relação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação em marcos legais específicos para a educação básica brasileira. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, 2016.
BERALDO, R. M. F.; MACIEL, D. A. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 209-217, maio/ago., 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 17 março. 2022.
CANI, J. B.; SANDRINI, E. G. C.; SOARES, G. M.; SCALZER, K. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência, v. 6, n.1, p. 23-39, 2020.
CONSUNI – Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Resolução CONSUNI nº 22/2020 de 22 de maio de 2020. Altera dispositivos da Resolução CONSUNI nº 18/2020, de 27 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências. Disponível em: https://www.ufg.br/n/63397-resolucoes. Acesso em: 05 mar. 2022.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 mar. 2022.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014.
LEWGOY, A. M. B; ARRUDA, M. P. Da escrita linear à escrita digital: atravessamentos profissionais. Textos e Contextos, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2, p. 1-10, dez., 2003.
LIMA, D. da C. B. P; ALONSO, K. M.; MACIEL, C. (Org.). Educação a Distância: pesquisas e cenários sobre a relação educação, tecnologias e educação a distância, 1ª edição. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital, 2020.
LIMA, D. da C. B. P.; FARIA, J. G. Educação, escola e tecnologias: significados e caminhos. In: Conferência Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente, Fortaleza. Anais da Conferência internacional sobre Os Sete Saberes. Fortaleza - CE: Editora da UECE, 2010.
LOPES, R. P.; FÜRKOTTER, M. Do Projeto Pedagógico à Aula Universitária: aprender a ensinar com TDIC em cursos de licenciatura em matemática. Educação em Revista, v.36, 2020.
LOPES, R. P.; FÜRKOTTER, M. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v.32, n.04, p. 269-296, out./dez., 2016.
MORAES, M. Tecnologias Digitais e Informática Educativa: ponderações históricas e teóricas. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 2, n. 3, jan./nov. p. 8-19, 2014.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.
MOREIRA, J.A.; BARROS, D.; GOULÃO, M. de F.; HENRIQUES, S.; JORGE, S.; SILVA, S; CORREIA, J.; SOUSA, L.VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC. ieTIC2020: Livro de Atas. Universidade Aberta, Portugal.
PAESE, C. R. Educação a distância (EAD) e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS), baseada em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): algumas reflexões sobre a importância da tutoria on-line. Itinerarius Reflectionis - Revista Eletrônica do curso de pedagogia do Campus Jataí (UFG), v. 1, n. 12, 2012.
SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 9, p. 19-28, 2013.
SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. de M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, set./dez., 2020.
SCORSOLINI-COMIN, F. Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Psicologia Escolar e Educacional, v.18, n. 3, p. 447-455, 2014.
SeTI. Secretaria de Tecnologia e Informação da UFG. Instrução Normativa nº 01/2020 de 27 de maio de 2020. Define as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) institucionais na Universidade Federal de Goiás. Disponível em: https://seti.ufg.br/. Acesso em: 12 mar. 2022.