Algumas Contribuições da THC para a Compreensão das Apropriações das Tecnologias na EaD
Resumo
Este estudo teórico tem por objetivo apresentar algumas contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) para a compreensão das apropriações das tecnologias na Educação a Distância (EaD). O convívio com as inúmeras tecnologias desenvolvidas ao longo da história humana se apresenta como usual para a maioria das pessoas, no entanto, mostra inúmeras contradições. Assim, para compreender as tecnologias e suas relações com o mundo e com a humanidade é imprescindível analisar historicamente e culturalmente o processo pelo qual se constituíram. Quanto à metodologia, considerou-se as premissas do Materialismo Histórico-Dialético em articulação com o universo da pesquisa Tecnologias e Educação a Distância, sendo realizada pesquisa bibliográfica em fundamentos teóricos da THC, tecnologias e EaD. Conclui-se que as tecnologias permitem aos indivíduos a apreensão e a apropriação da própria realidade e que a THC contribui para compreender esse processo ampliando o pensamento crítico, influenciando e moldando o comportamento humano por meio da cultura, em um movimento dialético na constituição de sujeitos em constante movimento e transformação, mas cujos estudos ainda carecem de mais pesquisas que permitam novas reflexões.
Referências
DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.
FAZENDA, I. C. A (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? 2003. Disponível em https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em 1 de jul. 2021.
FICHTNER, Bernd. Instrumento – Signo – Mímesis: o potencial de “representações simbólicas” na perspectiva da abordagem histórico-cultural. In: SILVA, Léa Stahlschimidt Pinto; LOPES, Jader Janer Moreira (Orgs.). Diálogos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias. Niterói-RJ: Editora da UFF, 2010, p. 261-268.
LIBÂNEO, J. C. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (Org.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED/Editora PUC Goiás, 2011.
PEIXOTO, J; ARAÚJO, C. H. S. Tecnologia e Educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, jan.- mar. 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 22 de jul. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n 34, p.152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 21 de ago. 2021.
SAVIANI, Dermeval.; GALVÃO, Ana. Carolina. “Educação na Pandemia: a falácia do 'ensino' remoto”. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro, 2021. SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vygotsky. Psicologia da Educação, São Paulo, 1999, 7/8, pp. 29-52.
SOUZA, Daniela Rodrigues de. Tecnologia na mediação do trabalho docente: contribuições da teoria histórico-cultural. 2019. 146 f. Tese – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia - GO, 2019.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005a.
VYGOTSKY, L.S.: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.