Um Olhar para Educação a Distância em Tempos de Pandemia: a Formação de Futuros Pedagogos

Resumo


Este estudo vem contribuir para a educação a distância sobre o aumento significativo de alunos matriculados no ensino EaD durante o período da pandemia do COVID-19 e destacar o curso de pedagogia sendo o mais procurado, segundo o Censo da Educação Brasileira, assim como outros estudos vem analisar a satisfação dos futuros professores em pedagogia com o ensino de educação a distância. Até mesmo esclarecer para aqueles que não acreditam em um modelo de educação virtual. A educação a distância trata se de aulas não presenciais, com encontro no polo, para tutoria e realização das provas. O uso das tecnologias está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Foi feito uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso foi feito uma explanação na Educação a distância. Com esse trabalho foi possível verificar que é viável fazer uma formação acadêmica através da educação à distância. Para os alunos, depende de cada um, pois influência na formação de atitudes, enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, ao desenvolvimento de crítica, da intuição e do conhecimento.

Palavras-chave: EaD, Aprendizagem, Pedagogia

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996

ALMEIDA, M. E. B. Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Almeida, F. J. (coord). Projeto Nave. Educação a distância. Formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo: s.n.(2001)

AZEVÊDO, W. Panorama atual da educação a distância no Brasil. Aquifolium. Disponível em: https://www.aquifolium.com.br Acesso em: 06/06/12

BEVORT, Evelyne. 2 anos de TV escolar. Seminário internacional, Secretaria de Educação a Distância, SEED,1998

BUTTIGNON, Karina et al. Uma reflexão sobre o ensino a distancia via internet, no Brasil. Guarantinguetá. 2002.

CASTELL, Manoel. A Teoria Marxista das Crises Econômicas e as Transformações do Capitalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

CASTRO, M.A.C. et al. Escola Técnica Estadual João Gomes de Araújo. Pindamonhangaba. Professora de Português. Comunicação Pessoal, 2001.

CUNNINGHAM, William F. Introdução a Educação: Problemas Fundamentais, Finalidadese Técnicas. Porto Alegre: Globo, 1975.

D'AMBROSIO, U. Educação para uma Sociedade em Transição. Campinas, S. P: Papirus. 1999

D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria a pratica. São Paulo, Papirus.1996

DURKHEIM, Emile. A Evolução Pedagógica. Porto Alegre: ArtMéd, 1967.

FERRARI, Fernanda B. et al. O ensino a distância como ferramenta para empreender na educação. Disponível em <http://www.scielo.br>.acesso em 5 de Abril de 2022.

GOULART, Elvia http://plantaoead.blogspot.com.br/ Ministério da Educação acesso em, 5 de Abril de 2022

KEEGAN, D. Fonundtions Of Distance Education. 2ª. ed. Londres: Routledge, 1991.

LAUDON, K. C., LAUDON, J. P. O Comércio Eletrônico Chegou. Sistema de Informação com Internet. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus. 1999. 168-169.

MARÇAL, L. Introdução ao Estudo da Pedagogia. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1999.

MAIA, C. e MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Referencias para formação de professores. Brasília. A Secretaria, 2002, 2ª ed.

MORAIS, R. de. O que é Ensinar. São Paulo, EPU.

NEDER, M. L. C. 2000. A Orientação Acadêmica na EAD: a perspectiva de (re)significação do processo educacional. PETRI, O. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/UFMT.

PETRI, O. 2000. Autonomia do Aprendiz na Educação a Distância: significados e dimensões. In: PETRI, O. Educação a Distância: construindo significados.

PRETI, Oeste. Autonomia do Aprendiz na Educação a Distância: Significados e dimensões. Disponível em: http://www.nead.ufmt.br/principal. Acesso em 5 de Abril de 2022.

PERRY, G. & RUMBLE, G.A Short Guide To Distance e Education. Cambridge: International Extension College, 1987

SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação: Trajetórias, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

SIMONCINI, PEDRO. 2 anos de TV escolar. Seminário internacional, Secretaria de Educação a Distância, SEED,1998.

STEVENS, ANNE,2 anos de TV escolar. Seminário internacional, Secretaria de Educação a Distância, SEED,1998.

TOSCANO, Moema. Introdução à Sociologia Educacional. Petropólis: Vozes, 2002.

VEIGA, Ricardo Teixeira. O ensino à distância pela internet: conceito e proposta de Avaliação. Disponível em <https://www.epdee.ufmg.br.cursos/C/html>.
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Éder Gomes de. Um Olhar para Educação a Distância em Tempos de Pandemia: a Formação de Futuros Pedagogos. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20389.