O Estágio Supervisionado no Curso de Tecnologia Educacional: um Relato de Experiência

Resumo


Este Relato de Experiência compõe a análise de um conjunto de ações propostas no âmbito escolar para realização da disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que transcorreu no período de 02/08/2021 a 10/12/2021 no 7° Semestre Letivo. O lócus do estágio foi a Escola Estadual Leovegildo de Melo que está situada no município de Cuiabá. Os objetivos do Plano de Aula de Estágio Supervisionado III foram: compreender a história do indígena; refletir sobre o processo de colonização e responder às questões, produzir um áudio e compartilhar no grupo de WhatsApp da turma. A base teórica está assentada em Pimenta & Lima (2006) no tocante a indissociabilidade entre a teoria e a prática que é muito marcada no imaginário dos professores que a "realidade é uma e prática é outra". Os aspectos estruturais da escola contribuíram no desenvolvimento do planejado porque utilizou-se o aplicativo de mensagens instântaneas WhatsApp, contudo verificou-se que é necessário investir um tempo maior no domínio das ferramentas tecnológicas de contato diário para que os estudantes transpussesem e compartilhassem os conhecimentos produzidos em sala de aula para as novas tecnologias.

Palavras-chave: Ensino Médio, Tecnologia Educacional, Estágio Supervisionado

Referências

BASTOS, T.B. M. C.; BOSCARIOLI, C. Os Professores do Ensino Básico e as Tecnologias Digitais: Uma Reflexão Emergente e Necessária em Tempos de Pandemia. In: Revista Horizontes, N. 23, Abril, 2020. ISSN: 2175-9235. Disponível em: [link].

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Universidade Federal de Mato Grosso. Guia de Estudos: Estágio Supervisionado III. Cuiabá: EdUFMT, 2021.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 27 jul. 2021.

MATO GROSSO. Secretaria Estadual de Educação. Novo Ensino Médio. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 dez.2021

MEDEIROS, Alessandro. Filosofia Indígena. Sabedoria Política. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 ago. 2021
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Seuline Assunção Souza Domingues da. O Estágio Supervisionado no Curso de Tecnologia Educacional: um Relato de Experiência. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20391.