Um Olhar sobre a Prática Pedagógica em Tempo de Pandemia: Ensino Remoto ou Educação a Distância?

Resumo


O presente relato de experiência aborda a realidade vivenciada no ensino remoto em tempo de pandemia pela autora dessa narrativa no contexto de uma escola pública municipal de Campo Grande MS, no período de 2020 a 2021. A prática pedagógica em modelo remoto quase se confunde com a modalidade da educação a distância, se não fosse pela falta de um preparo para esse tipo de ensino. A educação a distância por ter estruturação já contemplada no artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ter sido objeto de pesquisas como a de FONSECA (2020), entre outras, sugere ser a modalidade adequada para a educação em tempos difíceis como o da pandemia. Todavia, os resultados observados com o uso do ensino remoto possibilitam a reflexão e leva à conclusão de que a despeito de todas as discussões sobre as bases filosóficas, da inovação e de qualidade na EaD, tal modalidade requer ainda pesquisas; estudos robustos que preparem de fato toda a comunidade escolar para o ensino não presencial.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Covid-19, Educação Básica Virtual

Referências

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Publicado
09/05/2022
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OLIVEIRA, Danielle Roland Amaral Munhoz de; BATISTA, Erlinda Martins. Um Olhar sobre a Prática Pedagógica em Tempo de Pandemia: Ensino Remoto ou Educação a Distância?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20392.