Um Olhar sobre a Prática Pedagógica em Tempo de Pandemia: Ensino Remoto ou Educação a Distância?
Resumo
O presente relato de experiência aborda a realidade vivenciada no ensino remoto em tempo de pandemia pela autora dessa narrativa no contexto de uma escola pública municipal de Campo Grande MS, no período de 2020 a 2021. A prática pedagógica em modelo remoto quase se confunde com a modalidade da educação a distância, se não fosse pela falta de um preparo para esse tipo de ensino. A educação a distância por ter estruturação já contemplada no artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ter sido objeto de pesquisas como a de FONSECA (2020), entre outras, sugere ser a modalidade adequada para a educação em tempos difíceis como o da pandemia. Todavia, os resultados observados com o uso do ensino remoto possibilitam a reflexão e leva à conclusão de que a despeito de todas as discussões sobre as bases filosóficas, da inovação e de qualidade na EaD, tal modalidade requer ainda pesquisas; estudos robustos que preparem de fato toda a comunidade escolar para o ensino não presencial.
Referências
BRASIL. Portaria nº 188, de 4 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020: Ministério da Saúde, DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, ano 2020, p. 1, 4 fev. 2020b. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 de abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm/. Acesso em: 01 abr. 2022.
BRASIL, CNE 9/2020. Parecer CNE/CP nº 5/2020, Brasília, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2020-%09pdf/147041-pcp009-20/file. Acesso em: 1 abr. 2022.
CHARCZUK, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, ano 2021, n. 4, Ed. vol. 45, 11 jan. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 abr. 2021.
FONSECA, M. A. R. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. Dissertação (UFG, 303 fls). Goiânia, 2020.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. 174p.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Edição comentada. São Paulo, Artmed, 2003.