Seleção Aleatória de Participantes em Aulas Síncronas

  • Anna Elizabeth Freitas UFMT

Resumo


Um dos desafios da Educação a distância é estimular a participação dos discentes durantes os encontros síncronos. Em decorrência da Pandemia do Covid-19, o BigBlueButton foi disponibilizado aos professores da UFMT como ferramenta de videoconferência para a realização das aulas durante o período de flexibilização educacional. Um dos recursos disponibilizados pela ferramenta é a Seleção Aleatória de Participantes. Com este recurso cada discente presente tem a mesma probabilidade de ser selecionado. Um aspecto desta funcionalidade é que pode incentivar a participação e engajamento dos alunos durante a aula. Neste relato de experiência docente, são apresentados os benefícios da Seleção Aleatória de Participantes e as vantagens do uso do recurso no BigBlueButton em relação a outros métodos de Seleção Aleatória.

Palavras-chave: Relato de experiência, BigBlueButton, Seleção Aleatória

Referências

ALLRED, Chad R.; SWENSON, Michael J. Using technology to increase student preparation for and participation in marketing courses: The random selector model. Marketing Education Review, v. 16, n. 1, p. 15-21, 2006.

ROGERS, John M. Class participation: Random calling and anonymous grading. Journal of Legal Education, v. 47, n. 1, p. 73-82, 1997.
Publicado
09/05/2022
FREITAS, Anna Elizabeth. Seleção Aleatória de Participantes em Aulas Síncronas. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20394.