Levantamento Bibliográfico sobre Intensificação do Trabalho Docente no Ensino Remoto Emergencial: Primeiras Reflexões

Resumo


Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados do levantamento bibliográfico realizado no Portal de Periódico Capes, das publicações sobre a intensificação do trabalho docente durante a pandemia SARS CoV-2. A coleta de dados ocorreu a partir da combinação de descritores pelos operadores booleanos, contemplando as publicações entre 2020 e 2022, período de vigência do Ensino Remoto Emergencial. Observou-se que, no Portal Capes, a maior parte dos trabalhos disponíveis versa sobre outros aspectos relativos à Educação durante a pandemia, tais como o uso de tecnologias digitais, currículo, estágio supervisionado, avaliação, etc. Foram selecionados 10 trabalhos que tratam, especificamente, da intensificação do trabalho docente no ERE, cujos autores vinculam-se, majoritariamente, a instituições públicas de educação superior nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. O levantamento realizado corrobora com a pertinência da pesquisa à qual está inserido, aludindo, ainda, à necessidade de outros estudos sobre o ERE e todas as lacunas que emergiram com este arranjo educacional, seja na infraestrutura de tecnologia, na formação docente ou na adequação dos materiais didáticos, dentre outros aspectos que vão além da não-presencialidade.
Palavras-chave: Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Trabalho Docente, Intensificação do Trabalho Docente

Referências

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Publicado
09/05/2022
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BARCELOS, Lorena Bernardes; SILVEIRA, Vagner Reis da. Levantamento Bibliográfico sobre Intensificação do Trabalho Docente no Ensino Remoto Emergencial: Primeiras Reflexões. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20395.