Educação Ambiental em uma Escola de Tempo e Educação Integral no Período de Pandemia (Covid-19)
Resumo
O presente texto que, objetiva relatar o desenvolvimento do projeto de educação ambiental em uma escola de tempo e educação integral durante a pandemia da Covid-19, constitui-se de relato de experiência a respeito da formulação, análise e implementação do projeto Escola de Tempo e Educação Integral em Tempo de Pandemia: Ensino e Aprendizagem DA e para A Comunidade, com recorte no subprojeto: "A Escola te com(vida) a preservar, com ênfase nas metodologias e ações que direcionaram a implementação e o desenvolvimento do projeto e, do subprojeto em questão. Como resultado, constatou-se: a dinamicidade do conhecimento humano, a desigualdade social como a grande mazela existencial contemporânea, a efetividade de ações simples e eficazes no cuidado com o meio ambiente, mesmo em período de pandemia.
Palavras-chave:
Educação ambiental, Covid-19, Escola de tempo e educação integral, Tecnologias da Informação e Comunicação
Referências
ALMEIDA, Lília Bilati de; PAULA, Luiza Gonçalves de.; CARELLI, Flávio Campos.; OSÓRIO, Tito Lívio Gomes; GENESTRA, Marcelo. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 2, n. 1, p. 55-67, 2005.
ALONSO, Kátia Morosov; e CASAGRANDE, Ana Lara (2021) Cultura Digital, Educação e Distância, Covid-19: Tempos Estranhos e Imprecisos, Disponível em: [link]. Acesso em 10 mar. 2022
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em:
Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI) Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil, (2017). Disponível em: [link]. Acesso em: 12 mar. 2022.
Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI) Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil, (2017). Disponível em: [link].
FONSECA, Maria. Aparecida. Rodrigues da. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: [link]. Acesso 28 abr. 2021.
PORTO, Klayton Santana; SANTANA, Luana Silva. A utilização do streaming como recurso didático na educação. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 161, p. 84-94, 4 out. 2014.
ALONSO, Kátia Morosov; e CASAGRANDE, Ana Lara (2021) Cultura Digital, Educação e Distância, Covid-19: Tempos Estranhos e Imprecisos, Disponível em: [link]. Acesso em 10 mar. 2022
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em:
Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI) Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil, (2017). Disponível em: [link]. Acesso em: 12 mar. 2022.
Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI) Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil, (2017). Disponível em: [link].
FONSECA, Maria. Aparecida. Rodrigues da. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: [link]. Acesso 28 abr. 2021.
PORTO, Klayton Santana; SANTANA, Luana Silva. A utilização do streaming como recurso didático na educação. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 161, p. 84-94, 4 out. 2014.
Publicado
09/05/2022
Como Citar
FONSECA, Michelle Julieny R.; FONSECA, Maria Aparecida R. da.
Educação Ambiental em uma Escola de Tempo e Educação Integral no Período de Pandemia (Covid-19). In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20396.