Educação Ambiental como um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Possibilidades no Ensino Remoto Emergencial

Resumo


Este texto circunscreve-se na amplitude da educação ambiental (EA) e do desenvolvimento sustentável (DS), no contexto da pandemia da COVID-19. O objetivo geral do estudo foi verificar os desafios e as possibilidades identificadas na EA para o DS com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. A metodologia constitui-se de estudo qualitativo de abordagem descritiva, exploratória de cunho bibliográfico e documental. A fundamentação teórica evidencia lacunas históricas na efetividade da EA, vis-a vis, sua importância para o DS. Os resultados mostram que a pandemia não é responsável pelos desafios postos a estas áreas, mas que os intensificou. Na contramão destes, evidencia-se possibilidades sócio transformadoras por meio da EA que por si propiciam caminhos para o DS.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial

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Publicado
09/05/2022
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FONSECA, Maria Aparecida R. da; FONSECA, Michelle Julieny R.; FAUSTINA, Stefanny Farias. Educação Ambiental como um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Possibilidades no Ensino Remoto Emergencial. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20397.