Educação Ambiental como um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Possibilidades no Ensino Remoto Emergencial

Resumo


Este texto circunscreve-se na amplitude da educação ambiental (EA) e do desenvolvimento sustentável (DS), no contexto da pandemia da COVID-19. O objetivo geral do estudo foi verificar os desafios e as possibilidades identificadas na EA para o DS com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. A metodologia constitui-se de estudo qualitativo de abordagem descritiva, exploratória de cunho bibliográfico e documental. A fundamentação teórica evidencia lacunas históricas na efetividade da EA, vis-a vis, sua importância para o DS. Os resultados mostram que a pandemia não é responsável pelos desafios postos a estas áreas, mas que os intensificou. Na contramão destes, evidencia-se possibilidades sócio transformadoras por meio da EA que por si propiciam caminhos para o DS.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial

Referências

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. (2002). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf Acesso em 29 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/ Acesso em: 2 jul. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/. Acesso em: 2 jul. 2021.

BRASIL, Pesquisa. Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil. (2021). Disponível em: [link]. Acesso em 29 mar. 2022.

BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso futuro comum: comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1987.

CARVALHO, Natalia Leal; KERSTING, Cristiano; ROSA, Gilvan; FRUET, Lumar; BARCELLOS, Afonso Lopes. Desenvolvimento sustentável X desenvolvimento econômico. Revista Monografias Ambientais, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 109–117, 2015. DOI: 10.5902/2236130817768. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/17768. Acesso em: 30 mar. 2022.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM. Guia para Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros. O que os gestores municipais precisam saber. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.ods.cnm.org.br/agenda-2030. Acesso em: 30 mar. 2022.

DE CASTRO FILHO, Pedro Júlio; ALBUQUERQUE, Francisco Nataniel Batista de. Educação ambiental e os efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino básico: limits and possibilities in basic education. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 580–595, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60134. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60134. Acesso em: 1 abr. 2022.

FONSECA, Maria. Aparecida. Rodrigues da. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: [link]. Acesso 28 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Lima Daniela da Costa Britto Pereira; FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da; Costa Fernando Wagner da. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REINVENÇÕES OU MANUTENÇÕES DO CENÁRIO FORMATIVO NO ESTADO DE GOIÁS? In: “Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos”. UFMS. No Prelo.

MACHADO. Elka Cândida de Oliveira. FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Organismos multilaterais, educação superior e a distância no Brasil: relações de orientação e inferência. In Gestão da informação, cultura organizacional e literacia [recurso eletrônico] / Armando Malheiro da Silva... [et al.] (organizadores). – Porto, PT : FLUP – U.PORTO, 2020.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: [link]. em: 30 mar. 2022.

SILVA, Maria Oliveira da; FLAIN, Valdirene Silveira. Capitalismo e consumismo: os desafios do consumo sustentável na sociedade contemporânea. Revista da AJURIS – Porto Alegre, v. 44, n. 143, Dezembro, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em:30 mar. 2022.
Publicado
09/05/2022
FONSECA, Maria Aparecida R. da; FONSECA, Michelle Julieny R.; FAUSTINA, Stefanny Farias. Educação Ambiental como um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Possibilidades no Ensino Remoto Emergencial. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20397.