Os Desafios em Transformar Aulas Práticas, em Aulas na Modalidade de Ensino Remoto em Tempos de Pandemia
Resumo
O presente trabalho foi realizado através de vivência docente na área especificamente de informática, Tal trabalho foi experenciado no período de 01/04 a 30/09/2021, na escola CEEP José Pacífico de Moura Neto. O presente resumo traz aspectos acerca das atividades desempenhadas, participações realizadas, e ainda, traz uma visão real acerca do ensino de conteúdos computacionais tipicamente práticos, convertidos em modalidade de ensino remoto em tempos de pandemia. A metodologia desenvolvida foi dada a partir das observações e própria vivência quanto às práticas docente, isto é, lidando com os desafios do ensino, inseguranças e realidade social dos estudantes.
Palavras-chave:
Desafios docente, Aulas remotas, Ensino da informática, Ensino remoto na pandemia, Residência pedagógica, Relato de experiência
Referências
NÓVOA. Antônio. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/685> Acessado em: 22 de setembro de 2021.
VIGOTSKY, L. S.; COLE, M. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25°ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.
VIGOTSKY, L. S.; COLE, M. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25°ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.
Publicado
09/05/2022
Como Citar
BARBOSA, Danilo Rodrigues.
Os Desafios em Transformar Aulas Práticas, em Aulas na Modalidade de Ensino Remoto em Tempos de Pandemia. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4. , 2022, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20398.