O Ensino da Disciplina Trilha Cinematográfica no Curso de Cinema da UFMT por Intermédio da EaD: Possibilidades Pedagógicas Expandidas pelas Plataformas Digitais

Resumo


À guisa de uma concisa introdução tem-se a expo de uma vivência pedagógica no âmbito de uso de plataformas digitais, período dividido claramente, num antes e no depois com a presença da pandemia. Cujo escopo do trabalho é explicitar mudanças e superação de mentalidades culturais no viver pedagógico online. Como procedimentos metodológicos tem-se o cotejo de leituras crítico-reflexivas de uma existência docente tradicional diante do desafio de adaptação e progresso para a continuidade de uma disciplina inovadora em seus paradigmas estéticos. Como resultantes vislumbra-se o mergulhar em si do docente, detectando a imprescindível presença das plataformas eletrônicas para superação de dificuldades do ensino corriqueiro rumo a valorização e maximização da sala de aula digital.

Palavras-chave: Ensino, Tradicional, Digital, Música, Cinema

Referências

ALVARENGA, Márcio Manzi. 25 anos do programa a música no cinema: as 101 melhores trilhas. Uberlândia: EDUFU, 2011.

ARRUDA, Ney Alves de. Arte, cultura & violino: memórias do ensino e vida de um violinista brasileiro. Curitiba: Appris Editora, 2021.

BALLERINI, Franthiesco. História do cinema mundial. São Paulo: Sumus Editorial, 2020.

BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. São Paulo: Escrituras, 2006.

GARCIA, Ana Carolina. A fantástica fábrica de filmes: como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema. Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio, 2011.

MÁXIMO, João. A música do cinema: os 100 primeiros anos. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

SABADIN, Celso. A história do cinema para quem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2018.
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
ARRUDA, Ney Alves de. O Ensino da Disciplina Trilha Cinematográfica no Curso de Cinema da UFMT por Intermédio da EaD: Possibilidades Pedagógicas Expandidas pelas Plataformas Digitais. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20400.