A Proposta de Educação Híbrida para Educação Básica: Manutenção ou Enfrentamento das Desigualdades Educacionais

  • Marina Campos Nori Rodrigues UFABC
  • Joseany Rodrigues Cruz IF GOIANO

Resumo


Em maio de 2024 o Conselho Nacional de Educação (CNE) lançou um Edital de Chamamento para contribuições ao documento de Diretrizes Nacionais Orientadoras para o desenvolvimento do flexível processo híbrido de ensino e aprendizagem no nível da Educação Básica. Nesse artigo, de cunho bibliográfico e documental e abordagem qualitativa, temos como objeto de investigação o conjunto dos instrumentos emitidos para a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica, objetivando analisar a compreensão disposta nestes documentos acerca da reprodução ou enfrentamento das desigualdades impostas historicamente à educação pública de nível básico, com especial atenção a análise da educação como bem público e comum. Como resultados da presente análise, identificamos nos documentos uma compreensão determinista e tecnicista do uso das tecnologias na proposta dos instrumentos, afastando o processo educativo da formação integral do cidadão.

Palavras-chave: Educação Básica, Bem Público, Tecnologia, Educação Híbrida, Política Pública

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Publicado
04/09/2024
RODRIGUES, Marina Campos Nori; CRUZ, Joseany Rodrigues. A Proposta de Educação Híbrida para Educação Básica: Manutenção ou Enfrentamento das Desigualdades Educacionais. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-9. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30895.