Educação a Distância no Brasil: Dilemas entre a Expansão da Modalidade e a Qualidade de Ensino

  • Ariana P. de Sousa Fernandes IFSP
  • Caetano Luiz Foroni IFSP
  • Michele Maria da Silva IFSP
  • Tássio Acosta IFSP / Unifesp

Resumo


A educação a distância no Brasil é um profícuo campo de análise para se pensar as necessárias mudanças e adaptações em nome da melhoria educacional no país. Assim, buscamos contextualizar a origem da educação a distância no mundo, a forma como ela se adaptou à realidade necessária e como a pandemia do novo coronavírus impôs nova dinâmica do processo de ensino-aprendizagem - ainda que sem a devida capacitação profissional aos envolvidos. Nesse sentido, problematizamos os mecanismos utilizados, a necessidade conjuntural da situação e defendemos uma retomada das discussões sobre os caminhos que a EaD vem tomando ao longo da última década. Por fim, sustentamos a importância de que estas discussões se deram no campo da melhoria da qualidade de ensino e não nos lucros capazes de se gerar com a expansão da modalidade - seja às instituições privadas ou públicas.

Palavras-chave: Ead, Pandemia, Covid-19, Expansão da EaD, Qualidade da EaD

Referências

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Publicado
04/09/2024
FERNANDES, Ariana P. de Sousa; FORONI, Caetano Luiz; SILVA, Michele Maria da; ACOSTA, Tássio. Educação a Distância no Brasil: Dilemas entre a Expansão da Modalidade e a Qualidade de Ensino. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 10-17. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30896.