Educação a Distância no Brasil: Dilemas entre a Expansão da Modalidade e a Qualidade de Ensino

  • Ariana P. de Sousa Fernandes IFSP
  • Caetano Luiz Foroni IFSP
  • Michele Maria da Silva IFSP
  • Tássio Acosta IFSP / Unifesp

Resumo


A educação a distância no Brasil é um profícuo campo de análise para se pensar as necessárias mudanças e adaptações em nome da melhoria educacional no país. Assim, buscamos contextualizar a origem da educação a distância no mundo, a forma como ela se adaptou à realidade necessária e como a pandemia do novo coronavírus impôs nova dinâmica do processo de ensino-aprendizagem - ainda que sem a devida capacitação profissional aos envolvidos. Nesse sentido, problematizamos os mecanismos utilizados, a necessidade conjuntural da situação e defendemos uma retomada das discussões sobre os caminhos que a EaD vem tomando ao longo da última década. Por fim, sustentamos a importância de que estas discussões se deram no campo da melhoria da qualidade de ensino e não nos lucros capazes de se gerar com a expansão da modalidade - seja às instituições privadas ou públicas.

Palavras-chave: Ead, Pandemia, Covid-19, Expansão da EaD, Qualidade da EaD

Referências

ACOSTA, Tássio. A Educação a Distância Enquanto Uma Viabilidade Para a Democratização do Acesso ao Ensino Superior no Brasil. In: Anais do III Encontro Nacional de Licenciaturas em EAD e I Encontro Internacional de Educação Online, 2012, Santos. Anais do III Encontro Nacional de Licenciaturas em EAD e I Encontro Internacional de Educação Online, 2021. v. 1. p. 127-141.

ACOSTA, Tássio. Anarqueologia do pânico moral. 2022. 1 recurso online (208 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 mai. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, p. 3-3, 2017.

FARIA, Adriano Antonio. A história do instituto universal brasileiro e a gênese da educação a distância no Brasil. 2010. 156 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.

MISKOLCI R; CAMPANA M. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Soc estado [Internet]. 2017Sep; 32(3): 725-48. Available from: DOI: 10.1590/s0102-69922017.3203008

MOORE, Michael G. Teoria da distância transacional. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 1, 2002.

SOUZA, C. E.; ROMEIRO, C.E. Tecnologias para aprender ou aprendendo com as tecnologias: O ensino a distância e o advento das novas tecnologias. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luiz do Maranhão. A construção do Brasil: Geografia ação política e demografia, 2016.
Publicado
04/09/2024
FERNANDES, Ariana P. de Sousa; FORONI, Caetano Luiz; SILVA, Michele Maria da; ACOSTA, Tássio. Educação a Distância no Brasil: Dilemas entre a Expansão da Modalidade e a Qualidade de Ensino. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 10-17. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30896.