Educação à Distância: uma Busca Ativa em Território Periférico e Território Campesino na Abrangência do IFSC Câmpus São Miguel do Oeste
Resumo
Este projeto de pesquisa objetivou investigar a demanda da Educação Profissional Tecnológica na modalidade de Educação à Distância em duas localidades, uma delas no entorno do IFSC câmpus São Miguel do Oeste e a outra em região campesina deste município, tendo em vista a oferta futura de cursos. Diante da necessidade de aproximar o IFSC da comunidade ao seu entorno, buscou-se identificar quais as necessidades de cursos demandados pelas populações campesinas e pelos assentamentos da reforma agrária. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório/explicativo, no qual foram utilizados o questionário e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados, como também a escuta das vozes dos sujeitos na visita em suas casas. Os resultados deste estudo evidenciam que há demanda para educação Profissional Tecnológica em território periférico e em território campesino. Esta pesquisa contribuiu para conhecimento da demanda e do público-alvo, pessoas jovens e adultas, que desejam estudar e na abertura de novos cursos no campus como também um polo da Universidade Aberta do Brasil.
Referências
MÉSZAROS, Isteván. A Educação para Além do Capital. 2ª Ed.São Paulo: Boitempo, 2008.
MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010. 28 p. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 mai. 2024.
PALMA, A.; MATTOS, U. A. O. Contribuições da ciência pós-normal à saúde pública e a questão da vulnerabilidade social. História, Ciência e Saúde, v. 8, n. 3, p. 567-590, 2001
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.