Gestão da Educação Superior a Distância no Brasil na Perspectiva dos Atos Normativos

  • Pollyana Vieira de Andrade UFG

Resumo


Este estudo se vincula a pesquisa “Gestão da educação superior a distância no Brasil, na perspectiva dos atos normativos”. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, qualitativa e descritiva, de natureza documental, com o objetivo de levantar documentos sobre a educação superior a distância e analisar neles qual a perspectiva normativa relativa à sua gestão. Inicialmente apresenta-se o corpus da pesquisa, a estrutura do desenvolvimento e algumas análises. Posteriormente, aborda-se a Educação Superior e a Governação Digital destacando reflexões sobre a digitalização do ensinar e do aprender para além do contexto da pandemia da Covid-19. Constatou-se a importância de tratar as ações referente a gestão da educação superior a distância, que envolve gestões administrativa, estrutural e do processo ensino-aprendizagem, como questões fundamentais para a incorporação e desenvolvimento da modalidade junto as práticas institucionais, tendo em vista a continuidade do processo de expansão da EaD no Brasil, intensificado durante e após a pandemia da Covid-19.

Palavras-chave: Atos normativos, Educação a distância, Educação Superior, Gestão

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Publicado
04/09/2024
ANDRADE, Pollyana Vieira de. Gestão da Educação Superior a Distância no Brasil na Perspectiva dos Atos Normativos. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 25-33. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30898.