Políticas Institucionais e Desafios para Implementação da Educação a Distância
Resumo
O trabalho destaca alguns aspectos da institucionalização de cursos na modalidade a distância, descrevendo o processo de implantação de cursos EaD no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com maior atenção ao recorte de tempo compreendido pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024. A partir de uma pesquisa de metodologia exploratória, o estudo aborda a gestão pública democrática da modalidade EaD, tomando em consideração documentos e dados de acesso público. A investigação realizada possibilitou apresentar as estratégias de gestão e institucionalização da EaD no IFSC. Deste modo, promove o fomento às boas práticas de administração desta modalidade, para que sua expansão seja sinônimo de qualificação e difusão da educação científica e tecnológica com a flexibilidade geográfica e de gestão do tempo que caracteriza a modalidade EaD.
Referências
BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e pós-graduação do sistema federal de ensino. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da educação. Portaria nº 713, de 8 de setembro de 2021. Estabelece Diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plataforma Nilo Peçanha. Edição 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 27 de julho de 2023.
FERREIRA, Marcello; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, 19(2), 228-242. 2015
IFSC. Instituto Federal de Santa Catarina. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 de outubro de 2022.
IFSC. Instituto Federal de Santa Catarina. Resolução CONSUP nº 22, de 20 de junho de 2013. Criação dos Núcleos de Educação a Distância - NEaD. Disponível em: [link] Acesso em: 23 de junho de 2024.
IFSC. Instituto Federal de Santa Catarina. Resolução nº 72/2020/CEPE. Estabelece diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância no âmbito do IFSC. Disponível em: [link] Acesso em: 26 de março de 2023.
JOYE, Cassandra Ribeiro; ARAÚJO, Régia Talina Silva. Percursos para institucionalização da EaD no IFCE: a construção de uma sistêmica de gestão. Horizontes - Revista de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 19–39, 2019.
LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira; CRUZ, Joseany Rodrigues. Institutionalization of Distance Education in Brazil: from Conceptualization to its Development. Video Journal of Social and Human Research, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 49–57, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de dezembro de 2022.
SOARES, Cleberton Carvalho; MENENDEZ, Danielle Amaral; MENENDEZ, Andrés Ignácio Martinez. Indicadores de oferta da Educação à Distância na rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica após 10 anos de institucionalização. Revista Paidéi@. Unimes Virtual. v. 13, n. 23, 2021.
VEIGA, Delnice Cardoso Alves; OLIVEIRA, Josiene de Souza Almeida. EaD Como Democratização do Ensino Superior na Cidade de Santo Antônio de Jesus na Bahia. Revista Valore, [S.l.], v. 4, p. 203-214, jan. 2020.