Políticas Institucionais e Desafios para Implementação da Educação a Distância

  • Maria da Glória Silva e Silva IFSC
  • Clara Karolinne de Araujo Virginio Fragoso IFSC
  • Manasses dos Santos Silva UEPG
  • Pâmala Évelin Pires Cedro UESB

Resumo


O trabalho destaca alguns aspectos da institucionalização de cursos na modalidade a distância, descrevendo o processo de implantação de cursos EaD no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com maior atenção ao recorte de tempo compreendido pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024. A partir de uma pesquisa de metodologia exploratória, o estudo aborda a gestão pública democrática da modalidade EaD, tomando em consideração documentos e dados de acesso público. A investigação realizada possibilitou apresentar as estratégias de gestão e institucionalização da EaD no IFSC. Deste modo, promove o fomento às boas práticas de administração desta modalidade, para que sua expansão seja sinônimo de qualificação e difusão da educação científica e tecnológica com a flexibilidade geográfica e de gestão do tempo que caracteriza a modalidade EaD.

Palavras-chave: Educação a Distância, Institucionalização, Gestão Democrática

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Publicado
04/09/2024
SILVA E SILVA, Maria da Glória; FRAGOSO, Clara Karolinne de Araujo Virginio; SILVA, Manasses dos Santos; CEDRO, Pâmala Évelin Pires. Políticas Institucionais e Desafios para Implementação da Educação a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 34-41. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30899.