Políticas Institucionais para Educação a Distância no IFMT: Estratégias de Implementação e Desenvolvimento

  • Larissa Mendes Medeiros UFG / IFMT
  • Pedro Clarindo da Silva Neto IFMT
  • Tulio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo IFMT

Resumo


Muitos foram os desafios enfrentados por todos durante a pandemia da covid-19. O campo educacional, por exemplo, teve de migrar rapidamente para o ensino remoto emergencial (ERE), evidenciando a necessidade urgente de soluções tecnológicas integradas ao processo de ensino e aprendizagem,descortinando lacunas tecnológicas e falta de formação dos profissionais docentes, técnicos e também dos estudantes com uso de tecnologias. Enfrentamos e superamos esse desafio com as ferramentas disponíveis naquele momento e diante desse cenário o objetivo deste documento é analisar e apresentar as políticas institucionais adotadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para superação do ERE e consequentemente da promoção e fortalecimento da Educação a Distância (EaD). O foco será na constituição dos Núcleos de Educação a Distância (NEaDs) nos campi do IFMT e a formação continuada, destacando as estratégias de implementação, os desafios enfrentados e os resultados alcançados.

Palavras-chave: Políticas institucionais, Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial

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Publicado
04/09/2024
MEDEIROS, Larissa Mendes; NETO, Pedro Clarindo da Silva; FIGUEIREDO, Tulio Marcel Rufino de Vasconcelos. Políticas Institucionais para Educação a Distância no IFMT: Estratégias de Implementação e Desenvolvimento. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 42-48. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30900.