Políticas Institucionais para Educação a Distância no IFMT: Estratégias de Implementação e Desenvolvimento

  • Larissa Mendes Medeiros UFG / IFMT
  • Pedro Clarindo da Silva Neto IFMT
  • Tulio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo IFMT

Resumo


Muitos foram os desafios enfrentados por todos durante a pandemia da covid-19. O campo educacional, por exemplo, teve de migrar rapidamente para o ensino remoto emergencial (ERE), evidenciando a necessidade urgente de soluções tecnológicas integradas ao processo de ensino e aprendizagem,descortinando lacunas tecnológicas e falta de formação dos profissionais docentes, técnicos e também dos estudantes com uso de tecnologias. Enfrentamos e superamos esse desafio com as ferramentas disponíveis naquele momento e diante desse cenário o objetivo deste documento é analisar e apresentar as políticas institucionais adotadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para superação do ERE e consequentemente da promoção e fortalecimento da Educação a Distância (EaD). O foco será na constituição dos Núcleos de Educação a Distância (NEaDs) nos campi do IFMT e a formação continuada, destacando as estratégias de implementação, os desafios enfrentados e os resultados alcançados.

Palavras-chave: Políticas institucionais, Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 abr. 2022.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; CRUZ, Joseany Rodrigues. Institucionalização da Educação a Distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimento. Video Journal of Social and Human Research, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 49–57, 2022. DOI: 10.18817/vjshr.v1i1.15. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 out. 2023.

IFMT. Resolução 070/2022 de 08 de agosto de 2022. Reformulação do Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 set. 2022.

LIMA, D. C. B. P. Educação a distância (EaD) no Brasil: conceito, legislação e política. In: SOUZA, A. C. (Orgs.). Políticas educacionais: legislação e desafios contemporâneos. Campo Grande: Ed. UFMS, 2024.

MATTAR, J. Educação a distância pós-pandemia: uma visão do futuro. [S.l.]: Artesanato Educacional, 2022.

MEDEIROS, L. M.; SILVA NETO, P. C.; FIGUEIREDO, T. M. R. de V. A constituição de núcleos de educação a distância – neads nos campi do ifmt: políticas de incentivo à educação a distância. IN: SILVA NETO, P. C. et al (orgs.). Criação dos Núcleos de Educação a Distância do Instituto Federal de Mato Grosso – Curitiba : CRV, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 mai. 2024.

MOORE, J. L.; DICKSON-DEANE, C.; GALYEN, K. e-Learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? The Internet and Higher Education, v. 14, n. 2, p. 129-135, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 out. 2023.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Distance Education: A Systems View of Online Learning. 3. ed. Belmont: Wadsworth, 2011.

OLIVEIRA, João F. de; LIMA, Daniela da C. B. P. As Políticas Públicas Estatais e o Campo da Educação a Distância: Disputas e Perspectivas em Torno da Qualidade. Revista acadêmica, v. 30, n. 32, 15 mar. 2022. ISSN 1068-2341. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 ago. 2023.

PETERS, O. Learning and Teaching in Distance Education: Analyses and Interpretations from an International Perspective. London: Kogan Page, 2001.

SCOTT, W. R. Institutions and Organizations. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2001.
Publicado
04/09/2024
MEDEIROS, Larissa Mendes; NETO, Pedro Clarindo da Silva; FIGUEIREDO, Tulio Marcel Rufino de Vasconcelos. Políticas Institucionais para Educação a Distância no IFMT: Estratégias de Implementação e Desenvolvimento. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 42-48. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30900.