Por um Horizonte Democrático de Expectativas nas Políticas Educacionais Brasileiras: a EaD e a Inclusão Digital na Pós-Graduação Stricto Sensu

  • Jamara Cardoso Neves Brás ISERJ / FAETEC
  • Joana d’Arc Souza Feitoza Varejão ISERJ / FAETEC

Resumo


Este artigo dialoga com estudos que envolvem os debates e embates na agenda das políticas públicas educacionais brasileiras no que tange à temática da educação a distância, no âmbito da graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Tomando como referência teórico-metodológica a pesquisa qualitativa para a abordagem do problema, e assumindo objetivos exploratórios, analisou a adoção da modalidade EaD em diferentes contextos histórico-políticos do país: políticas adotadas durante governos militares, a fase de maior expansão da industrialização, os governos de esquerda em defesa da interiorização do ensino superior por meio da UniRede e da Universidade Aberta do Brasil, e, por fim, as decisões mais recentes tomadas durante a pandemia por COVID-19 e no período transpandêmico. Nessa perspectiva, a pesquisa defende os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade EaD em um horizonte democrático de expectativa para a formação de pesquisadores e professores universitários brasileiros.

Palavras-chave: Políticas Públicas, Educação Brasileira, Educação a Distância, Pós-Graduação Stricto Sensu

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Publicado
04/09/2024
BRÁS, Jamara Cardoso Neves; VAREJÃO, Joana d’Arc Souza Feitoza. Por um Horizonte Democrático de Expectativas nas Políticas Educacionais Brasileiras: a EaD e a Inclusão Digital na Pós-Graduação Stricto Sensu. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 49-58. ISSN 2763-8995.