Por um Horizonte Democrático de Expectativas nas Políticas Educacionais Brasileiras: a EaD e a Inclusão Digital na Pós-Graduação Stricto Sensu
Resumo
Este artigo dialoga com estudos que envolvem os debates e embates na agenda das políticas públicas educacionais brasileiras no que tange à temática da educação a distância, no âmbito da graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Tomando como referência teórico-metodológica a pesquisa qualitativa para a abordagem do problema, e assumindo objetivos exploratórios, analisou a adoção da modalidade EaD em diferentes contextos histórico-políticos do país: políticas adotadas durante governos militares, a fase de maior expansão da industrialização, os governos de esquerda em defesa da interiorização do ensino superior por meio da UniRede e da Universidade Aberta do Brasil, e, por fim, as decisões mais recentes tomadas durante a pandemia por COVID-19 e no período transpandêmico. Nessa perspectiva, a pesquisa defende os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade EaD em um horizonte democrático de expectativa para a formação de pesquisadores e professores universitários brasileiros.
Referências
BAUMAN, Zygmunt.Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. Disponível em: [link]. Acesso em 01 set. 2023.
BARRETO, Raquel Goulart. As Tecnologias na Política Nacional de Formação de Professores a Distância: Entre a Expansão e a Redução. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 919-937, out. 2008. Disponível em: [link]. Acesso em 06 set. 2023.
BRAZ, Jamara Cardoso Neves. Nas Lições dos (Des)Caminhos Percorridos, os Horizontes de Expectativas para a Pós-Graduação Stricto Sensu a Distância na Agenda das Políticas Públicas Educacionais Brasileiras. 2023. Fls. 131. Área de concentração: Educação e Cultura Contemporânea. Linha Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão em Educação. UNESA, RJ, 2023.
FRANCO, Alexia Pádua; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; LAPA, Andrea Brandão; ALONSO, Kátia Morosov. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Entre velhos e novos dilemas: a educação e o ensino emergencial remoto. Disponível em [link]. Acesso em 18 dez. 2020.
FREITAS, Maria Teresa. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. Ciências Humanas e Pesquisa. Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2007, p. 26-38.
GAZZOLA, Ana Lúcia Almeida; FENATI, Ricardo. A pós-graduação brasileira no horizonte de 2020. In: BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020, v. 2. Brasília, DF: CAPES, 2010. p. 7-16.
LEHER, Roberto. A problemática da universidade 25 anos após a ‘crise da dívida’. Universidade & Sociedade. DF, ano XVI, nº 39, fevereiro de 2007, p. 13. Disponível em [link]. Acesso em 01 set. 2023.
LEHER, Roberto; LOPES, Alessandra de Barros Piedras. Trabalho docente, carreira, autonomia universitária e mercantilização da educação. In: Deise Mancebo; J. R. Silva Júnior & J. F. Oliveira (Orgs.). Reformas e Políticas: Educação Superior e Pós-graduação no Brasil. São Paulo: Alínea, 2008. pp. 73-96.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ASSIS, Lúcia Maria de. Dossiê: Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Goiânia, v. 34, n. 1, p. 9-16, jan. 2018. Disponível em: [link]. acessos em 01 set. 2023.
LITTO, Fredric M. Questões polêmicas e novos termos para descrever a educação a distância. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 05 set., 2023.
MATTAR, João; CZESZAK, Wanderlucy Angelica Alves Correa. Mestrados e Doutorados Profissionais: Espaços para Pesquisas em Educação a Distância. Revista Educação e Cultura Contemporânea. V. 15, n. 39. 2018. p. 86-113. Disponível em: [link]. Acesso em 05 set. 2023.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D. (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: UFSCar, 2010. p. 23-40.
MILL, D.; FERREIRA, M.; FERREIRA, D. M. G. Gestão da Educação a Distância na universidade pública como campo de disputa: da instituição social à academia líquida. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - ANPAE, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 143–166, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 set. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEVES, V. S. I; FIDALGO, F. S. Docente virtual na educação a distância: condições de trabalho na rede privada de ensino. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-9, 2008.
VELOSO, B. G.; MILL, D. Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação em Foco, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 111–132, 2018. DOI: 10.22195/2447-524620182320005. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 nov. 2022.