Competências Socioafetivas na EaD: um Estudo de Caso no Ambiente Corporativo

  • Tatiana Praça UFRGS
  • Ketia Kellen Araújo da Silva EGN
  • Patrícia Alejandra Behar UFRGS

Resumo


A Educação Corporativa (EC) é uma forma das organizações atenderem a demanda por atualização constante. Visto que as modalidades de trabalho remoto, híbrido e presencial coexistem no ambiente corporativo, a Educação à distância (EaD) corrobora com estas iniciativas contemplando a todos os colaboradores. No presente artigo, um programa de idiomas, implantado em uma empresa da área de Tecnologia da Informação (TI), serviu como estudo de caso para verificar a relação entre o desempenho e a percepção dos alunos sobre um curso EaD e as suas Competências Socioafetivas (CSA). Os participantes responderam a um questionário após o final do curso, através do qual verificou-se que a construção das CSA, em especial da autogestão, pode garantir ou comprometer os resultados de um programa deste tipo.

Palavras-chave: Educação corporativa, Educação ao longo da vida, Educação a distância, Competências socioafetivas

Referências

ALBERTIN, A. L.; BRAUER, M.. Resistência à educação a distância na educação corporativa. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 5, p. 1367–1389, set. 2012.

BEHAR, Patricia A.; MACHADO, Letícia R.; LONGHI, Magali T. . Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 389–398, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126686.

CAMPOS, André T.; FONSECA, Regina C. B. da. Learning analytics e academic analytics nas instituições de ensino superior como paradigma para a gestão da educação corporativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 382–392, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 mar. 2024.

CAVALCANTI, Carolina C. Aprendizagem Socioemocional com Metodologias Ativas: um guia para educadores. São Paulo: SaraivaUni, 2023.

FILATRO, Andrea et al. DI 4.0: inovação em educação corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

KNOWLES, Malcolm.; HOLTON, Elwood. F.; SWANSON, Richard. A. The Adult Learner. Butterworth-Heinemann, 2005.

MICHEL, Maria Helena.Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Ariane W. Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2022.

VIEIRA, Fábio Henrique A.; FRANCISCO, Antônio Carlos de. Etapas da implementação da educação corporativa e seus impactos em empresas brasileiras: um estudo multicaso. Production, v. 22, n. 2, p. 296-308, mar./abr. 2012.

WORLD ECONOMIC FORUM (WEF 2023). Future of Jobs Report 2023. Insight report. WEF: May, 2023.
Publicado
04/09/2024
PRAÇA, Tatiana; SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências Socioafetivas na EaD: um Estudo de Caso no Ambiente Corporativo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 82-88. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30905.