Competências Socioafetivas na EaD: um Estudo de Caso no Ambiente Corporativo
Resumo
A Educação Corporativa (EC) é uma forma das organizações atenderem a demanda por atualização constante. Visto que as modalidades de trabalho remoto, híbrido e presencial coexistem no ambiente corporativo, a Educação à distância (EaD) corrobora com estas iniciativas contemplando a todos os colaboradores. No presente artigo, um programa de idiomas, implantado em uma empresa da área de Tecnologia da Informação (TI), serviu como estudo de caso para verificar a relação entre o desempenho e a percepção dos alunos sobre um curso EaD e as suas Competências Socioafetivas (CSA). Os participantes responderam a um questionário após o final do curso, através do qual verificou-se que a construção das CSA, em especial da autogestão, pode garantir ou comprometer os resultados de um programa deste tipo.
Referências
BEHAR, Patricia A.; MACHADO, Letícia R.; LONGHI, Magali T. . Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 389–398, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126686.
CAMPOS, André T.; FONSECA, Regina C. B. da. Learning analytics e academic analytics nas instituições de ensino superior como paradigma para a gestão da educação corporativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 382–392, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 mar. 2024.
CAVALCANTI, Carolina C. Aprendizagem Socioemocional com Metodologias Ativas: um guia para educadores. São Paulo: SaraivaUni, 2023.
FILATRO, Andrea et al. DI 4.0: inovação em educação corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
KNOWLES, Malcolm.; HOLTON, Elwood. F.; SWANSON, Richard. A. The Adult Learner. Butterworth-Heinemann, 2005.
MICHEL, Maria Helena.Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.
OLIVEIRA, Ariane W. Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo com alunos de graduação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2022.
VIEIRA, Fábio Henrique A.; FRANCISCO, Antônio Carlos de. Etapas da implementação da educação corporativa e seus impactos em empresas brasileiras: um estudo multicaso. Production, v. 22, n. 2, p. 296-308, mar./abr. 2012.
WORLD ECONOMIC FORUM (WEF 2023). Future of Jobs Report 2023. Insight report. WEF: May, 2023.