Estágio Curricular Supervisionado I da Licenciatura em Matemática EaD Ofertado pelo Programa UAB: Relatos e Evidências Oriundas de Observações Fora da Sala de Aula
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas na unidade curricular Estágio Supervisionado I pela turma que ingressou em 2023 no curso de Licenciatura em Matemática EaD do Câmpus Tubarão ofertado pelo programa UAB. As atividades ocorreram no primeiro semestre de 2024. O estágio consistiu em ambientar-se à escolar, realizar entrevistas com os gestores. Os polos onde a unidade curricular foi ofertada foram Itapema, Pouso Redondo, Ponte Serrada e Tubarão. O estágio foi realizado em equipes, sendo assim cada polo deveria dividir os estagiários em três. As equipes foram responsáveis por encontrar a escola campo do estágio, após, iniciou-se o processo de aceitação dos estudantes pelos gestores das escolas. Com a aceitação foram gerados os termos de compromisso dos estagiários com a escola. Em seguida deu-se início às ações e observações. Percebeu-se que cada unidade escolar tem suas particularidades. Isso ficou explícito nas declarações dos estagiários e nas visitas realizadas pelo professor/orientador do estágio. O estágio contribuiu no entendimento de que ser professor é muito mais do que estar em sala de aula ministrando suas aulas, que é importante saber como a escola se organiza, o que as norteia, quais os sonhos e frustrações presentes no ambiente escolar.
Referências
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC). Resolução CONSUP nº 28, de 04 de novembro de 2022. Aprova o Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Matemática no IFSC. Disponível em: [link]. Acesso em 03 de Março de 2024.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2005.
MORAES, Lenir dos Santos. Manual do estágio do Curso de Pedagogia da Rede Laureate. [S.l.: s.n.], 2019.
PIMENTA, Selma; LIMA, Maria. Estágio e Docência – Teoria e Prática: Diferentes Concepções. Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas (pp.246) São Paulo: Cultura Acadêmica Editora. p.133-152, 2012.