IA e Educação: Rumo à Excelência na EaD

  • Genessi Borba Gomes Alves Santos UFG / SEDUC / SME
  • Jeferson Lisboa Alves UFG / SME
  • Mony Iaslyn Sampaio Luz UFG

Resumo


Este estudo analisa a interseção entre cidadania digital, qualidade educacional e educação a distância (EaD) no Brasil, propondo estratégias para aprimorar a EaD com foco na formação de cidadãos digitais conscientes e na integração de inovações tecnológicas, especialmente a inteligência artificial (IA). Destacam-se desafios na qualidade da EaD, enfatizando políticas de inclusão digital, formação docente contínua e currículos voltados para a cidadania digital. A IA é discutida como uma ferramenta para personalizar o aprendizado e melhorar a qualidade da EaD. Práticas pedagógicas humanísticas são propostas para integrar tecnologia e pedagogia, visando um ensino inclusivo e eficaz.

Palavras-chave: Cidadania Digital, Educação a Distância, Qualidade Educacional, Inovações Tecnológicas, Inteligência Artificial

Referências

HOLMES, Wayne; BIALIK, Maya; & FADEL, Charles. Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Center for Curriculum Redesign. Boston M. ISBN: 978-1794293700. Mar. 2019.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Formação Humana e Democracia: relações entre tecnologias digitais e educação. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-16, jan./dez. 2022. ISSN 2238-2097. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13411.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Quality, E-Citizenship and Distance Education: A Possible Relationship. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 460–471, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.77113. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 mai. 2024.

RIBBLE, Mike. Digital citizenship in schools – nine elements all students should know. 3. ed. Washington DC: ISTE, 2015.

SAPERSTEIN, Evan. Global citizenship education starts with teacher training and professional development. Journal of Global Education and Research, 4(2), 125-139. 2020. [link].

VUORIKARI, Riina; KLUZER, Stefano; and PUNIE, Yves. DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens, EUR 31006 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2022, ISBN 978-92-76-48882-8, DOI: 10.2760/115376, JRC128415.
Publicado
04/09/2024
SANTOS, Genessi Borba Gomes Alves; ALVES, Jeferson Lisboa; LUZ, Mony Iaslyn Sampaio. IA e Educação: Rumo à Excelência na EaD. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 121-127. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30910.