IA e Educação: Rumo à Excelência na EaD
Resumo
Este estudo analisa a interseção entre cidadania digital, qualidade educacional e educação a distância (EaD) no Brasil, propondo estratégias para aprimorar a EaD com foco na formação de cidadãos digitais conscientes e na integração de inovações tecnológicas, especialmente a inteligência artificial (IA). Destacam-se desafios na qualidade da EaD, enfatizando políticas de inclusão digital, formação docente contínua e currículos voltados para a cidadania digital. A IA é discutida como uma ferramenta para personalizar o aprendizado e melhorar a qualidade da EaD. Práticas pedagógicas humanísticas são propostas para integrar tecnologia e pedagogia, visando um ensino inclusivo e eficaz.
Referências
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Formação Humana e Democracia: relações entre tecnologias digitais e educação. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-16, jan./dez. 2022. ISSN 2238-2097. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13411.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Quality, E-Citizenship and Distance Education: A Possible Relationship. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 460–471, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.77113. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 mai. 2024.
RIBBLE, Mike. Digital citizenship in schools – nine elements all students should know. 3. ed. Washington DC: ISTE, 2015.
SAPERSTEIN, Evan. Global citizenship education starts with teacher training and professional development. Journal of Global Education and Research, 4(2), 125-139. 2020. [link].
VUORIKARI, Riina; KLUZER, Stefano; and PUNIE, Yves. DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens, EUR 31006 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2022, ISBN 978-92-76-48882-8, DOI: 10.2760/115376, JRC128415.