Inovação na Educação a Distância: Realidade Virtual e Aumentada no Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT

  • Daniel San Pereira Borges UFMT
  • Angélica de Carvalho Moreira UFMT
  • Cristiane Koehler UFMT
  • Tereza Fernandes UFMT

Resumo


Este estudo tem como objetivo discutir aspectos da inovação por meio de uma breve análise da disciplina Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) na Educação, no curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional (TE), modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O estudo de natureza qualitativa analisou referenciais sobre inovação, inovação na educação e na EaD, documentos da UFMT e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso. A análise aponta para um curso com potencial inovador, que promove experiências e aprendizagens com o uso de tecnologias e a disciplina de Realidade Virtual e Aumentada na Educação busca engajar os estudantes ao uso de tecnologias emergentes e prepará-los para os desafios profissionais com inovação.

Palavras-chave: Educação a distância, Tecnologias digitais, Realidade Virtual e Aumentada, Tecnologia Educacional

Referências

ALONSO, Katia. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1319–1335, out. 2010.

ARANTES, Priscilla; SANTAELLA, Lucia. (Org.). Estéticas Tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008.

CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam ao fracasso empresarial. Editora HSM, 2011.

DRUCKER, Peter F. Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles. Harper & Row,1985.

KOEHLER, Cristiane. Realidade virtual e aumentada para educação. Cuiabá: EdUFMT. Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2020.

MASETTO, Marcos T. Inovação na Educação Superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 8, n. 14, p. 197-202, fev. 2004. DOI: 10.1590/S1414-32832004000100018. Acesso em: 17 de maio de 2024.

MORAN, José M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens.

Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (Org.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

PPC – Projeto Pedagógico de Curso de Graduação de Tecnologia Educacional (TE). Universidade Federal de Mato Grosso. Período de vigência de 2020 a 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de maio de 2024.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalism, Socialism and Democracy. New York: Harper & Brothers, 1942.

TERRA, José Cláudio Cyrineu. Inovação: Quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
Publicado
04/09/2024
BORGES, Daniel San Pereira; MOREIRA, Angélica de Carvalho; KOEHLER, Cristiane; FERNANDES, Tereza. Inovação na Educação a Distância: Realidade Virtual e Aumentada no Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 128-134. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30911.