Polo de Apoio Presencial da UAB: Qualidade e Dialogicidade no Incentivo à Pesquisa para uma Realidade Democrática na Educação

  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira UEM
  • Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso UEM
  • Maria Luisa Furlan Costa UEM

Resumo


Consideramos que uma realidade plausível e de qualidade nos projetos dos cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância é arquitetada a partir de uma estrutura que envolve também o importante papel desempenhado pelo polo de apoio presencial. Na política pública estabelecida pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, os polos tornam-se o local considerado o braço operacional da organização dessa oferta. Corroborando a esse cenário, compartilhamos os encaminhamentos engendrados no estabelecimento de uma pesquisa científica, em desenvolvimento, que é resultado de momentos de diálogos e interação nos encontros viabilizados pelo polo de apoio presencial de uma cidade no noroeste do estado do XXX. A pesquisa compartilhada trata de um estudo metodológico que visa a construção de um Estado do Conhecimento acerca da narrativa presente nos artigos científicos encontrados na base de dados elencada, com a finalidade de compreender como e quais são as experiências relatadas acerca da oferta de cursos de Ciências Biológicas na modalidade a distância nas Universidades públicas do Brasil no âmbito acadêmico, considerando a realidade da estudante de graduação participante do projeto da pesquisa, o qual contribuirá com a consolidação do campo de pesquisa na proposta temática em nosso país.

Palavras-chave: Educação a Distância, Qualidade, Relações dialógicas, Polo de apoio presencial

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) nº 9394, de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 mai. 2024.

CAREGNATO, Sonia Elisa. Google Acadêmico como ferramenta para os estudos de citações: avaliação da precisão das buscas por autor. Ponto de acesso, v. 5, n. 3, p. 72-86, 2011.

COSTA, Maria Luisa Furlan. Políticas públicas para o ensino superior a distância e a implementação do sistema da Universidade Aberta do Brasil no estado do Paraná. 2010. 186 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: mai. 2024.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.

OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância: política pública educacional em contextos e perspectivas de atualização. 2020. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SILVA, Edson Rosa Gomes; RIBAS, Julio Cesar da Costa; BATTISTI, Patricia; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. Gestão de polo de apoio presencial no sistema Universidade Aberta do Brasil: construindo referenciais de qualidade. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010. Disponível em: [link] Acesso em: 10 mai. 2024.

VELOSO, Braian Garrito; SILVEIRA, Cláudia; TULER, Elisa; DAU, Shirley. Tecnologias digitais a serviço da gestão de polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma experiência no município de Franca-SP. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 5, p. 656–669. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2024.
Publicado
04/09/2024
OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; MENEGASSO, Mauriza Gonçalves de Lima; COSTA, Maria Luisa Furlan. Polo de Apoio Presencial da UAB: Qualidade e Dialogicidade no Incentivo à Pesquisa para uma Realidade Democrática na Educação. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 144-150. ISSN 2763-8995.