Qualidade da Educação a Distância: Investigação de Conceitos em Revistas Científicas sobre a Modalidade

  • Thais Leite
  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
  • Maria Luisa Furlan Costa

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o conceito de qualidade na modalidade a distância presente nos artigos publicados na EmRede – Revista de Educação a Distância e Revista TICs & EaD em Foco pela UEMAnet/UEMA no período entre 2018 e 2022. Este estudo encetou-se no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela Fundação Araucária intitulado ‘A produção do conhecimento sobre a qualidade da educação a distância no Brasil’. A pesquisa utiliza-se da metodologia Estado de Conhecimento para evidenciar a conceitualização do termo qualidade na Educação a Distância. Foram elencados 7 artigos na revista EmRede e 5 pesquisas na TIC’s & EaD em Foco para análise conforme descritores de busca estabelecidos. Os artigos analisados corroboram a perspectiva de uma educação socialmente referenciada, levando em consideração a polissemia e múltiplos fatores sociais, econômicos, culturais e pedagógicos. O estudo contribui para desmistificar o preconceito que a modalidade sofre no momento atual, com ataques percebidos nos discursos dos órgãos oficiais, evidenciamos nas pesquisas mencionadas a modalidade a distância como essencial no cenário educacional brasileiro, facilitando o acesso democrático à educação e promovendo flexibilidade nas formas de aprendizagem.

Palavras-chave: Qualidade, Conceitualização, Educação a Distância

Referências

ANDRADE, Alequexandre Galvez de et al. Qualidade no Ensino a Distância: um conceito polissêmico. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e26101320910-e26101320910, 2021.

BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a Educação a Distância no Brasil. Educação & sociedade. Campinas, v. 23. n. 78, p. 117-142, 2002.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade: projeto, qualidade, avaliação e autonomia. Proposições, Campinas, v. 3, n. 1, p. 7-17, 1992. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 abr. 2024.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, ago. 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 abr. 2024.

ENGUITA, Mariano. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. In: GENTILI, P. A. A. (org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 93-110.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. Eccos Revista Científica – Educação. São Paulo, v. 51, p. 2-26. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2024.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento:conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAÚJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à Educação. (2005). Disponível em: [link]. Acesso em: 10 abr. 2024.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SILVA, Maria Abadia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. CAD. CEDES. Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 216-226, agosto de 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2024.

SALVUCCI, Mara.; LISBOA, Marcos J. A.; MENDES, Nelson C. Educação a Distância no Brasil: Fundamentos Legais e Implementação. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. V.11. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 mai. 2024.
Publicado
04/09/2024
LEITE, Thais; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; COSTA, Maria Luisa Furlan. Qualidade da Educação a Distância: Investigação de Conceitos em Revistas Científicas sobre a Modalidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 159-165. ISSN 2763-8995.