Qualidade da Educação a Distância: Investigação de Conceitos em Revistas Científicas sobre a Modalidade

  • Thais Leite
  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira
  • Maria Luisa Furlan Costa

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o conceito de qualidade na modalidade a distância presente nos artigos publicados na EmRede – Revista de Educação a Distância e Revista TICs & EaD em Foco pela UEMAnet/UEMA no período entre 2018 e 2022. Este estudo encetou-se no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela Fundação Araucária intitulado ‘A produção do conhecimento sobre a qualidade da educação a distância no Brasil’. A pesquisa utiliza-se da metodologia Estado de Conhecimento para evidenciar a conceitualização do termo qualidade na Educação a Distância. Foram elencados 7 artigos na revista EmRede e 5 pesquisas na TIC’s & EaD em Foco para análise conforme descritores de busca estabelecidos. Os artigos analisados corroboram a perspectiva de uma educação socialmente referenciada, levando em consideração a polissemia e múltiplos fatores sociais, econômicos, culturais e pedagógicos. O estudo contribui para desmistificar o preconceito que a modalidade sofre no momento atual, com ataques percebidos nos discursos dos órgãos oficiais, evidenciamos nas pesquisas mencionadas a modalidade a distância como essencial no cenário educacional brasileiro, facilitando o acesso democrático à educação e promovendo flexibilidade nas formas de aprendizagem.

Palavras-chave: Qualidade, Conceitualização, Educação a Distância

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Publicado
04/09/2024
LEITE, Thais; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; COSTA, Maria Luisa Furlan. Qualidade da Educação a Distância: Investigação de Conceitos em Revistas Científicas sobre a Modalidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 159-165. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30915.