Qualidade e Inovação na EaD: uma Experiência como Provedor de Educação a Distância
Resumo
A sociedade assiste diariamente ao desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais e esta é uma realidade a qual a educação não pode ficar alheia, obrigando assim a inovação tecnológica e pedagógica constante dos processos de ensino e aprendizagem a distância. Por conseguinte, as políticas públicas e os referencias de qualidade devem acompanhar este desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é avaliar de que forma os instrumentos usados para garantir a qualidade se adequam às tecnologias digitais usadas nos cursos a distância. A pesquisa baseou-se na análise documental dos instrumentos que regem a garantia de qualidade da educação à distância em Moçambique e nos mecanismos da monitoria a avaliação da qualidade em plataforma digitais. Os resultados mostram que os instrumentos e documentos devem ser atualizados tendo em conta a inovação pedagógica e tecnológica.
Referências
INED.Manual de Acreditação de Instituições e de Cursos de EAD em Moçambique (v. 1). Abril de 2014).
MOÇAMBIQUE. Boletim da República. Decreto nº 49/2006 de 26 de dezembro. Disponível em: [link]. Aprovado pelo conselho de ministros.
MOÇAMBIQUE. Boletim da República. Lei nº1/2023 de 17 de Março de 2023. Disponível em [link]. Aprovado pela Assembleia da República.
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 35/2009, de 7 de Julho. Regulamenta a Educação a Distância em Moçambique.
MOÇAMBIQUE. Deliberação Nº 13/CUN/2002. UEM, 2022. Aprova a criação do centro de ensino a distância da UEM.
TORRES, Patrícia Lupion. FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Educação a distância: passado, presente e futuro. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 456-460. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 fev. 2024.