Realidade Aumentada no Ensino a Distância: um Estudo de Caso na Plataforma Moodle

  • Wilton José Pimentel Filho UFSC
  • Rafael Pereira Ocampo Moré UFSC

Resumo


Este estudo de caso explora o uso da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta inovadora para o ensino a distância na plataforma MOODLE. O objetivo é avaliar o potencial da RA para enriquecer a experiência de aprendizado em cursos online, proporcionando uma experiência imersiva e interativa aos alunos. Utilizando uma abordagem exploratória e descritiva, foi investigada a eficácia pedagógica e a viabilidade prática da RA, de modo que ela foi implementada em um módulo específico de um curso a distância. Os resultados preliminares indicam que a RA pode ser uma ferramenta promissora para a educação a distância. A tecnologia permite que os alunos visualizem conceitos abstratos de forma concreta, interajam com objetos virtuais em tempo real e compreendam conteúdos complexos de maneira mais dinâmica e contextualizada.

Palavras-chave: Realidade aumentada, MOODLE, Ensino a distância

Referências

BARRETO, A. A. C. Ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta para a formação de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BILLINGHURST, M.; DUENSER, A. Augmented Reality in the Classroom. In Computer, vol. 45, no. 7, pp. 56-63, July 2012, DOI: 10.1109/MC.2012.111.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2021. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 abr. 2024.

LOPES, L. M. D.; VIDOTTO, K. N. S.; POZZEBON, E.; FERENHOF, H. A. (2019). Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista, 35, e197403. Disponível em: DOI: 10.1590/0102-4698197403 Acesso em: 3 mar. 2024.

MEDEIROS, J. B. de. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos, metodologias e técnicas. São Paulo: Cortez, 2005.

MORALES, P. T.; GARCÍA, J. M. S. Realidad Aumentada en Educación Primaria: efectos sobre el aprendizaje / Augmented Reality in Primary Education: effects on learning. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, 2017, v. 16, n. 1, p. 79–92. Disponível em: DOI: 10.17398/1695-288X.16.1.79. Acesso em: 12 mar. 2024.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender. Revista Interações, São Paulo, 2000. vol. V, p.57-72 SANTOS, B. S. A reforma do ensino superior e a lógica da pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SILVA, J. M. da. Tecnologias digitais na educação: conceitos e fundamentos. São Paulo: Cortez, 2018.

SOARES, M. A.; QUEIROZ, R. L. de. Tecnologias digitais na educação: oportunidades e desafios para a formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 68, p. 495-517, 2023.

VERGARA, S. E. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.
Publicado
04/09/2024
PIMENTEL FILHO, Wilton José; MORÉ, Rafael Pereira Ocampo. Realidade Aumentada no Ensino a Distância: um Estudo de Caso na Plataforma Moodle. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 173-182. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30917.