A Formação Continuada de Professores na EaD: Impactos e Desafios no Ensino Público do Amazonas

  • Ana Patricia Peinado e Silva UFAM
  • Carmem Lúcia de Souza Ribeiro Seduc/Am

Resumo


Este artigo investiga a formação continuada de professores na modalidade Educação a Distância (EaD) no contexto do Amazonas, implementada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM). Utilizando a metodologia dialética bordieusiana, o trabalho diferencia EaD de ensino remoto, enfatizando a EaD como um sistema planejado que emprega tecnologias digitais para mediar a aprendizagem, enquanto o ensino remoto surge como uma resposta temporária. O estudo destaca a importância da EaD, especialmente durante a pandemia de COVID-19, ao facilitar a acessibilidade para professores com limitações geográficas ou temporais. No entanto, a falta de avaliações em larga escala na EaD é problematizada como um vetor de perpetuação de desigualdades educacionais. Acredita-se que a EaD pode desafiar estruturas de poder tradicionais e promover uma educação mais inclusiva, desde que as políticas de formação continuada considerem as diversidades cultural e geográfica regionais.

Palavras-chave: Relato de experiência, Modelo de estrutura, Normas para publicação

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Diretrizes para a Educação a Distância no Brasil. São Paulo: ABED, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 jun. 2024.

BONILLA, Maria Helena Silveira; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a Distância: Um Panorama Histórico e Desafios Contemporâneos. Campinas: Papirus, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. O Senso Prático. Tradução de Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2013.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Petrópolis: Vozes, 2023.

HODGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 jun. 2024.

KENSKY, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. Campinas: Papirus, 2003.

MATTAR, João. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2002.
Publicado
04/09/2024
PEINADO E SILVA, Ana Patricia; RIBEIRO, Carmem Lúcia de Souza. A Formação Continuada de Professores na EaD: Impactos e Desafios no Ensino Público do Amazonas. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 191-198. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30919.