A Importância da Mediação Pedagógica no Auxílio Aos Professores de Libras Surdos no Contexto do Ensino a Distância (EAD)

  • Francine Guerreiro da Silva UNIPAMPA
  • Marceli Lucia Paveglio Romeu UNIPAMPA
  • Juliana Brandão Machado UNIPAMPA

Resumo


A EAD no Brasil está evoluindo, oferecendo oportunidades para professores Surdos, com destaque para o direito linguístico e a importância da Libras na inclusão plena. O artigo destaca a importância da EAD e a inclusão de professores surdos. Seu objetivo é analisar como a mediação pedagógica beneficia os professores Surdos de Libras no contexto da EAD. A experiência a ser descrita e analisada neste artigo se refere à atuação dos mediadores pedagógicos com professores surdos, no componente curricular Libras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A metodologia envolve revisão bibliográfica, estudo de caso e relato de experiência. Na discussão, explora-se a mediação pedagógica em Libras, abordando desafios específicos e estratégias pedagógicas na EAD. Nossa intenção é a de oportunizar uma perspectiva prática sobre a eficácia da mediação pedagógica no contexto específico da instituição. As informações foram interpretadas por meio da análise de conteúdo, e os resultados destacam que a mediação pedagógica, realizada por um agente mediador, torna o processo de ensino mais acessível ao professor surdo. Portanto, promover a eficácia da mediação pedagógica é fundamental para assegurar a inclusão de professores surdos na EAD.

Palavras-chave: Educação a Distância (EAD), Mediação pedagógica, Professores Surdos

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Publicado
04/09/2024
SILVA, Francine Guerreiro da; ROMEU, Marceli Lucia Paveglio; MACHADO, Juliana Brandão. A Importância da Mediação Pedagógica no Auxílio Aos Professores de Libras Surdos no Contexto do Ensino a Distância (EAD). In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 199-205. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30920.