A Importância da Mediação Pedagógica no Auxílio Aos Professores de Libras Surdos no Contexto do Ensino a Distância (EAD)

  • Francine Guerreiro da Silva UNIPAMPA
  • Marceli Lucia Paveglio Romeu UNIPAMPA
  • Juliana Brandão Machado UNIPAMPA

Resumo


A EAD no Brasil está evoluindo, oferecendo oportunidades para professores Surdos, com destaque para o direito linguístico e a importância da Libras na inclusão plena. O artigo destaca a importância da EAD e a inclusão de professores surdos. Seu objetivo é analisar como a mediação pedagógica beneficia os professores Surdos de Libras no contexto da EAD. A experiência a ser descrita e analisada neste artigo se refere à atuação dos mediadores pedagógicos com professores surdos, no componente curricular Libras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A metodologia envolve revisão bibliográfica, estudo de caso e relato de experiência. Na discussão, explora-se a mediação pedagógica em Libras, abordando desafios específicos e estratégias pedagógicas na EAD. Nossa intenção é a de oportunizar uma perspectiva prática sobre a eficácia da mediação pedagógica no contexto específico da instituição. As informações foram interpretadas por meio da análise de conteúdo, e os resultados destacam que a mediação pedagógica, realizada por um agente mediador, torna o processo de ensino mais acessível ao professor surdo. Portanto, promover a eficácia da mediação pedagógica é fundamental para assegurar a inclusão de professores surdos na EAD.

Palavras-chave: Educação a Distância (EAD), Mediação pedagógica, Professores Surdos

Referências

ALVES, Rosiane Maria Pereira; SILVA, Ivanda Maria Martins. Mediação pedagógica na educação a distância: a atuação docente na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 12, n. 22, p. 119-147, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto n.° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: MEC, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: MEC, 2002.

GROLLMUS, Nicolás Schöngut; TARRÉS joan Pujol. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.

JAGUARÃO. Chamada interna prograd n.º 4/2023 - Ações de mediação pedagógica virtual. Jaguarão, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 jun. 2024.

LIMA, Marisa Dias; LIMA, Márcia Dias; CASTRO, Fernanda Grazielle Aparecida Soares de. Acessibilidade Linguística dos Surdos no Curso EaD: Um Estudo Reflexivo. In: PromovEAD, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em 04 mar. 2024.

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ROSSI, Renata Aparecida. A Libras como disciplina no ensino superior. Revista de Educação, vol. 13, 15 out. 2010, p. 71-85.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. In: VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Publicado
04/09/2024
SILVA, Francine Guerreiro da; ROMEU, Marceli Lucia Paveglio; MACHADO, Juliana Brandão. A Importância da Mediação Pedagógica no Auxílio Aos Professores de Libras Surdos no Contexto do Ensino a Distância (EAD). In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 199-205. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30920.