A Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica: o Perfil do Egresso do IFSP

  • Luciane Penteado Chaquime IFSP
  • Andreza Silva Areão IFSP

Resumo


O crescimento da modalidade de Educação a Distância, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e do avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação, favoreceu a expansão da oferta de cursos superiores nas esferas privada e pública. A operacionalização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciada em 2006, viabilizou o aumento das vagas em cursos de formação de professores para a Educação Básica pelas instituições públicas. No ano de 2018, é constituída uma rede de Institutos Federais para elaborar o Projeto Pedagógico e ofertar o Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), da qual o Instituto Federal de São Paulo é integrante. Por meio da parceria estabelecida com o Sistema UAB, entre 2018 e 2024, o IFSP oferta, então, três turmas. O objetivo deste trabalho é apresentar o perfil dos estudantes da primeira turma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva que envolveu análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e análise de dados quantitativos extraídos do sistema institucional de gestão acadêmica e do SisUAB. Verifica-se, em linhas gerais, que o perfil predominante é de mulheres brancas, acima dos trinta anos e egressas da rede pública de ensino.

Palavras-chave: Pedagogia, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Instituto Federal, Universidade Aberta do Brasil

Referências

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SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ver. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007.
Publicado
04/09/2024
CHAQUIME, Luciane Penteado; AREÃO, Andreza Silva. A Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica: o Perfil do Egresso do IFSP. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 222-230. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30923.