A Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica: o Perfil do Egresso do IFSP

  • Luciane Penteado Chaquime IFSP
  • Andreza Silva Areão IFSP

Resumo


O crescimento da modalidade de Educação a Distância, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e do avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação, favoreceu a expansão da oferta de cursos superiores nas esferas privada e pública. A operacionalização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciada em 2006, viabilizou o aumento das vagas em cursos de formação de professores para a Educação Básica pelas instituições públicas. No ano de 2018, é constituída uma rede de Institutos Federais para elaborar o Projeto Pedagógico e ofertar o Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), da qual o Instituto Federal de São Paulo é integrante. Por meio da parceria estabelecida com o Sistema UAB, entre 2018 e 2024, o IFSP oferta, então, três turmas. O objetivo deste trabalho é apresentar o perfil dos estudantes da primeira turma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva que envolveu análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e análise de dados quantitativos extraídos do sistema institucional de gestão acadêmica e do SisUAB. Verifica-se, em linhas gerais, que o perfil predominante é de mulheres brancas, acima dos trinta anos e egressas da rede pública de ensino.

Palavras-chave: Pedagogia, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Instituto Federal, Universidade Aberta do Brasil

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. 2006. Brasília, DF: Presidência da República, [2006]. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, [2008]. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância. Projeto de formação de professores em rede. SETEC/MEC, 2018.

CHAQUIME, Luciane Penteado. O processo de institucionalização da Educação a Distância na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no período de 2004 a 2018. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Inep. Sinopse estatística da Educação Superior 2022. Brasília: Inep, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jun. 2024.

RABELO, Amanda Oliveira. Formação dos docentes e a feminização nas instituições docentes no Brasil – história e atualidade. REXE. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, vol. 17, núm. 35, pp. 133-152, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

RABELO, Amanda Oliveira. O acesso e a ocupação do espaço docente pela mulher no “ensino primário” no Brasil e em Portugal. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 4, n. 2, p. 11-75, abr./jun. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ver. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007.
Publicado
04/09/2024
CHAQUIME, Luciane Penteado; AREÃO, Andreza Silva. A Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica: o Perfil do Egresso do IFSP. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 222-230. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30923.