Apresentação de Dados dos Alunos dos Cursos de Física, Matemática e Ciências Biológicas EaD: Principais Dificuldades Didático-Pedagógicas

  • Rogéria Gadelha dos Santos da Silva UFAC
  • José Roberto Guimarães de Souza UFAC
  • Esperanza Lucila Hernandez Angulo UFAC
  • Eliete dos Santos Sousa UFAC

Resumo


Este trabalho tem por objetivo discorrer as principais dificuldades didático-pedagógicas apresentadas pelos alunos dos cursos de Física, Matemática e Ciências Biológicas EaD da Ufac. Tais dificuldades foram indicadas pelos alunos por meio de respostas dadas aos questionários eletrônicos enviados às turmas que estão atingindo 50% da oferta de seus cursos, nos casos dos cursos de Física e Matemática, e Ciências Biológicas, que está no início de sua formação. Dos do curso de Física, quase 50% estão entre os 26 e 33 anos de idade, mais de 70% deles trabalham, 32% moram longe do Polo e cerca de 24% moram em outra localidade que não é o município do seu Polo vinculado. Dos alunos do curso de Matemática, quase 90% têm mais de 24 anos e 14% têm mais de 40 anos de idade, cerca de um terço dos alunos moram no campo ou longe do polo. E no que diz respeito ao perfil dos alunos do curso de Ciências Biológicas, 29,6% estão na faixa etária de 18 a 23 anos de idade. Ao longo do percurso percebemos como as dificuldades apresentadas estão diretamente relacionadas ao comprometimento dos alunos em sua assiduidade de estudo e ao envolvimento social com seus pares.

Palavras-chave: Dificuldades didático-pedagógicas, Física, Matemática, Ciências Biológicas

Referências

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica pela Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, p.81-109, maio/ago. 2005.
Publicado
04/09/2024
SILVA, Rogéria Gadelha dos Santos da; SOUZA, José Roberto Guimarães de; ANGULO, Esperanza Lucila Hernandez; SOUSA, Eliete dos Santos. Apresentação de Dados dos Alunos dos Cursos de Física, Matemática e Ciências Biológicas EaD: Principais Dificuldades Didático-Pedagógicas. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 239-245. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30925.