Educação Musical Online: uma Proposta Pedagógica na Curricularização da Extensão na Educação a Distância

  • Daniel Augusto de Lima Mariano UERN
  • Isac Rufino Araújo UERN
  • Laysa Agatha Aires Santiago UERN
  • Jamira Lopes de Amorim UFERSA

Resumo


O texto tem como objetivo principal apresentar os desdobramentos das experiências desenvolvidas no projeto de extensão Educação Musical Online, no contexto de pandemia (2021) e pós-pandemia (2022-2023), no âmbito da parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O referido projeto foi desenvolvido em integração com a curricularização da extensão como componente curricular e, no caso específico, na graduação em Licenciatura em Música na modalidade a distância. Os resultados obtidos, a partir da experiência, se mostraram extremamente relevantes, tendo em vista que a curricularização da extensão se alinha aos princípios do tripé ensino, pesquisa e extensão como função social da universidade, bem como de uma agenda global que prevê a redução e superação das desigualdades sociais, promove a cidadania e garante os valores necessários a uma sociedade democrática.

Palavras-chave: Curricularização da extensão, Educação a distância, Educação Musical

Referências

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Publicado
04/09/2024
MARIANO, Daniel Augusto de Lima; ARAÚJO, Isac Rufino; SANTIAGO, Laysa Agatha Aires; AMORIM, Jamira Lopes de. Educação Musical Online: uma Proposta Pedagógica na Curricularização da Extensão na Educação a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 253-260. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30927.