Educação Musical Online: uma Proposta Pedagógica na Curricularização da Extensão na Educação a Distância

  • Daniel Augusto de Lima Mariano UERN
  • Isac Rufino Araújo UERN
  • Laysa Agatha Aires Santiago UERN
  • Jamira Lopes de Amorim UFERSA

Resumo


O texto tem como objetivo principal apresentar os desdobramentos das experiências desenvolvidas no projeto de extensão Educação Musical Online, no contexto de pandemia (2021) e pós-pandemia (2022-2023), no âmbito da parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O referido projeto foi desenvolvido em integração com a curricularização da extensão como componente curricular e, no caso específico, na graduação em Licenciatura em Música na modalidade a distância. Os resultados obtidos, a partir da experiência, se mostraram extremamente relevantes, tendo em vista que a curricularização da extensão se alinha aos princípios do tripé ensino, pesquisa e extensão como função social da universidade, bem como de uma agenda global que prevê a redução e superação das desigualdades sociais, promove a cidadania e garante os valores necessários a uma sociedade democrática.

Palavras-chave: Curricularização da extensão, Educação a distância, Educação Musical

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, UNESCO, 2001. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: IPEA, Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC), nº 88, agosto de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Faculdade de Letras e Artes. Departamento de Artes. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Mossoró: DART, 2018a.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Extensão. Orientações para a curricularização da extensão na UERN. Mossoró: Proex, 2018b. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
Publicado
04/09/2024
MARIANO, Daniel Augusto de Lima; ARAÚJO, Isac Rufino; SANTIAGO, Laysa Agatha Aires; AMORIM, Jamira Lopes de. Educação Musical Online: uma Proposta Pedagógica na Curricularização da Extensão na Educação a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 253-260. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30927.