Extensão Universitária em Educação a Distância: Práticas de Formação Docente para a Educação Básica
Resumo
O Programa de extensão “Aproxime-se” tem como meta realçar a presença da UFMG nos polos da Educação a Distância nas cidades mineiras. As ações do programa contribuem para que as comunidades participantes atuem e estejam mais próximas da Universidade, o que justifica o seu nome “Aproxime-se”. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar as ações e impactos dos eventos realizados pelo Programa Aproxime-se em 2023 com a temática “Aprendendo com as diferenças: Inclusão Escolar em Foco” em três polos de Educação a Distância, evidenciando como essas ações contribuíram para a formação de professores locais e promoveram a inclusão escolar nas comunidades envolvidas. Para alcançar o objetivo deste trabalho no que diz respeito à abordagem teórico-metodológica, empregou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando um questionário online como ferramenta de coleta de dados. Percebe-se que a comunidade, em sua maioria educadores que já lidavam com esses tópicos no convívio com os alunos, se mostrou participativa, absorvendo as discussões. Para os bolsistas de extensão, os eventos proporcionaram uma experiência de trabalho em equipe, envolvendo aspectos articulados ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária.
Referências
FERREIRA, S. M., FONTANA, K. B., VENTURA, L.; MONTEIRO, S. A. S. Ações e implicações para a (Ex) inclusão 2. Ed. Atena, 2020.
GONÇALVES, B. O.; ALMEIDA, Ana Carolina Correia; PEREIRA, Amanda Lima Alves; CLAUDINO, Gabriela Caroline Alves; SOUZA, Ana Cláudia Pereira. Programa de Extensão Aproxime-se: diálogos sobre a inclusão escolar entre a universidade e as comunidades locais. Anais do UEADSL 2023.2 universidade, EaD e Software Livre. Belo Horizonte. V.14. n.2
PLETSCH, Márcia Denise. O que há de especial na educação especial brasileira? Momento: diálogo em educação, v. 29, n. 1, p. 57-70, jan./abr., 2020.