Feedback uma Ferramenta de Permanência na Educação a Distância

  • Tanise Paula Novello UFSC
  • Fernanda Fátima Cofferri UFFS

Resumo


Com a expansão e consolidação da Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos educacionais, torna-se necessário investigar os processos pedagógicos que permeiam essa modalidade de ensino. Nesse sentido, este estudo tem como elemento investigativo o feedback enquanto ferramenta para promover a permanência dos estudantes na EaD. O objetivo é compreender as perspectivas de tutores sobre o feedback e seu impacto na permanência dos estudantes na EaD. A pesquisa foi realizada durante um curso de formação de tutores em uma universidade federal brasileira, em que tutores registraram suas visões e entendimentos sobre o feedback. Os registros foram submetidos a uma análise qualitativa, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados foram organizados em duas seções: desafios e potencialidades do feedback; e o processo de articulação entre professor e tutor na elaboração de feedback. Assim, conclui-se que o feedback, quando atende as individualidades dos estudantes influencia na experiência formativa e na permanência na educação a distância.

Palavras-chave: Feedback, Ferramenta, Tutor, Permanência

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Publicado
04/09/2024
NOVELLO, Tanise Paula; COFFERRI, Fernanda Fátima. Feedback uma Ferramenta de Permanência na Educação a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 274-282. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30930.