Feedback uma Ferramenta de Permanência na Educação a Distância

  • Tanise Paula Novello UFSC
  • Fernanda Fátima Cofferri UFFS

Resumo


Com a expansão e consolidação da Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos educacionais, torna-se necessário investigar os processos pedagógicos que permeiam essa modalidade de ensino. Nesse sentido, este estudo tem como elemento investigativo o feedback enquanto ferramenta para promover a permanência dos estudantes na EaD. O objetivo é compreender as perspectivas de tutores sobre o feedback e seu impacto na permanência dos estudantes na EaD. A pesquisa foi realizada durante um curso de formação de tutores em uma universidade federal brasileira, em que tutores registraram suas visões e entendimentos sobre o feedback. Os registros foram submetidos a uma análise qualitativa, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados foram organizados em duas seções: desafios e potencialidades do feedback; e o processo de articulação entre professor e tutor na elaboração de feedback. Assim, conclui-se que o feedback, quando atende as individualidades dos estudantes influencia na experiência formativa e na permanência na educação a distância.

Palavras-chave: Feedback, Ferramenta, Tutor, Permanência

Referências

ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Proposições. Campinas, v. 22, n. 2, ago. p. 189-205, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. Tradução de: L’Analyse de Contenu.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 2ª Edição, Campinas: Autores Associados, 2005.

COFFERRI, Fernanda Fátima; NOVELLO, Tanise Paula. Perspectivas acerca do Feedback como Dispositivo para a Permanência na Educação a Distância. EaD em Foco, v.14,n.1, e2084, 2022. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2084. Acesso em: maio 2024.

CORREIO BRAZILIENSE. Ensino superior no Brasil tem 57% de evasão na rede pública e privada. Postado em 08/05/2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de maio de 2024.

FIGUEIREDO, Camila Gonçalves Silva. O feedback no ensino a distância: possibilidades e desafios. Revista Paidéi@. Unimes Virtual. Vol.12- Número 22. Jul. 2020. Disponível em: [link]

GIBBS G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre, Artmed; 2009 INEP. Censo da Educação Superior: Ensino a distância cresce 474% em uma década. [S. l.], 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 mai. 2023.

KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 745 -818. set./dez. 2011. DOI: 10.1590/S1413-24782011000300011

MOORE. Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

NOVELLO, Tanise Paula; LAURINO, Débora Pereira. Coordenação consensual de práxis pedagógicas entre tutores e professores. Revista Iberoamericana de Educacion a Distancia, v. 15, p. 179-191, 2012.

RUMBLE, Greville. A gestão dos sistemas de educação a distância. Brasília: Editora UnB: Unesco, 2003.
Publicado
04/09/2024
NOVELLO, Tanise Paula; COFFERRI, Fernanda Fátima. Feedback uma Ferramenta de Permanência na Educação a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 274-282. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30930.