Integração de Mídias e Tecnologias no Ensino a Distância: Desafios e Perspectivas

  • Rodrigo Gouvêa Rodrigues UFG
  • Genessi Borba Gomes Alves Santos UFG / SEDUC / SME
  • Rômulo Fabriciano Gonzaga Pinto SEDUC / SMS

Resumo


Este trabalho aborda a integração das mídias e tecnologias no Ensino a Distância (EaD), explorando suas implicações pedagógicas e os desafios enfrentados no contexto educacional brasileiro. O objetivo é analisar como a transformação do ensino mediado por Tecnologias Digitais pode influenciar a prática docente e a aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, que permite uma compreensão abrangente das mudanças e exigências do EaD. Como resultados, destacamos a importância da cidadania digital na educação e a necessidade de uma infraestrutura tecnológica adequada, políticas públicas inclusivas e formação contínua de professores. Conclui-se que essas medidas são essenciais para promover um ambiente educacional de qualidade.

Palavras-chave: Educação a Distância, Tecnologia Educacional, Formação de Professores, Políticas Públicas, Cidadania Digital

Referências

AIRES, L. e-Learning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distância, 19 (1), 2016, 253-269. [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

ATIEH, S. M. Desafios enfrentados na inserção da tecnologia no ensino público. Ivy Enber Scientific Journal, v. 3, n. 1, p. 183-186, jan./jul., 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

BENINI, E. G. et al. Educação em tempos de crise: educação a distância como forma de desvalorização do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020, e00307139. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, n. 13, abril de 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

LIMA, D. da C. B. P.; ALONSO, K. M.; HAAS, C. M. Qualidade da Educação e Educação de Qualidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e16272, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

LIMA, D. da C. B. P.; ALONSO, K. M. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15250, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.

RIBBLE, M. Cidadania digital nas escolas: nove elementos que todos os alunos deveriam saber. 3. ed. Washington DC: ISTE, 2015.

SANTAELLA, L. Cultura das Mídias. São Paulo: Paulus, 2004.
Publicado
04/09/2024
RODRIGUES, Rodrigo Gouvêa; SANTOS, Genessi Borba Gomes Alves; PINTO, Rômulo Fabriciano Gonzaga. Integração de Mídias e Tecnologias no Ensino a Distância: Desafios e Perspectivas. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 292-299. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30932.