Integração de Mídias e Tecnologias no Ensino a Distância: Desafios e Perspectivas
Resumo
Este trabalho aborda a integração das mídias e tecnologias no Ensino a Distância (EaD), explorando suas implicações pedagógicas e os desafios enfrentados no contexto educacional brasileiro. O objetivo é analisar como a transformação do ensino mediado por Tecnologias Digitais pode influenciar a prática docente e a aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, que permite uma compreensão abrangente das mudanças e exigências do EaD. Como resultados, destacamos a importância da cidadania digital na educação e a necessidade de uma infraestrutura tecnológica adequada, políticas públicas inclusivas e formação contínua de professores. Conclui-se que essas medidas são essenciais para promover um ambiente educacional de qualidade.
Referências
ATIEH, S. M. Desafios enfrentados na inserção da tecnologia no ensino público. Ivy Enber Scientific Journal, v. 3, n. 1, p. 183-186, jan./jul., 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
BENINI, E. G. et al. Educação em tempos de crise: educação a distância como forma de desvalorização do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 3, 2020, e00307139. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, n. 13, abril de 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
LIMA, D. da C. B. P.; ALONSO, K. M.; HAAS, C. M. Qualidade da Educação e Educação de Qualidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e16272, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
LIMA, D. da C. B. P.; ALONSO, K. M. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15250, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
RIBBLE, M. Cidadania digital nas escolas: nove elementos que todos os alunos deveriam saber. 3. ed. Washington DC: ISTE, 2015.
SANTAELLA, L. Cultura das Mídias. São Paulo: Paulus, 2004.