Minicurso para Trabalhadores Vulneráveis da Coleta de Resíduos: Híbrido é Possivel?

  • Kátia Andressa Ferreira de Lima Anhanguera-UNIDERP
  • Erlinda Martins Batista Anhanguera-UNIDERP

Resumo


Este resumo originou-se do projeto qualitativo na perspectiva histórico-cultural, intitulado: “Letramento Digital para Trabalhadores da Coleta de Resíduos no sentido da prevenção de acidentes - Eixo Minicurso presencial para Profissionais da coleta da Prefeitura de Chapadão do Sul/MS”, de cujo eixo gerou-se “Minicurso Híbrido – Eixo documental”, escrito pelas pesquisadoras: orientadora, graduanda em Psicologia – bolsista FUNADESP, e mestranda da Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, da Anhanguera – UNIDERP, aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, número: 6.580.053, em 14/dezembro/2023. Objetivou-se habilitar trabalhadores vulneráveis da coleta de resíduos de Chapadão do Sul/MS, para atuarem com segurança em saúde nas atividades laborais, com Minicurso presencial. No eixo documental apresentou-se normas de conduta, equipamentos de segurança, e regulamentações de preservação ambiental, da Lei nº 1.056, de 05/novembro/2015 - Código Municipal de Gerenciamento de Resíduos, que regula a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos em Chapadão do Sul/MS. Devido aos problemas técnicos oriundos da escassez de recursos tecnológicos apropriados para realização do Minicurso híbrido, realizou-se presencialmente, quando, aplicou-se um questionário indagando-lhes sobre artigos da lei que os ampara na atividade laboral. As análises mostraram que os trabalhadores enfrentam desafios e que tais conhecimentos sobre a referida lei os impactou favoravelmente.

Palavras-chave: Lei de Gerenciamento de resíduos, Prevenção de acidentes em pauta, Formação em serviço

Referências

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A Abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa Qualitativa. Cadernos de pesquisa, n. 116. p. 21-39. Jul/2002.

GODOY, Elena; SENNA, Luiz Antonio Gomes. Psicolinguística e Letramento. (p. 197-241). Curitiba, PR: Intersaberes, 2012.

LÜDKE, Menga Alves; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Coordenadora: Loyde A. Faustino. São Paulo: E.P.U., 1986.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. Revista e atualizada. 5ª reimpressão. Cortez, São Paulo – SP, 2010.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. 2ª edição - São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Publicado
04/09/2024
LIMA, Kátia Andressa Ferreira de; BATISTA, Erlinda Martins. Minicurso para Trabalhadores Vulneráveis da Coleta de Resíduos: Híbrido é Possivel?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 306-313. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30934.