Os AVA na Concepção de Professores de Matemática: Importância para o Ensino e Aprendizagem na Modalidade a Distância

  • Joeanne Neves Fraz FAPDF / UnB
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura SEEDF / UnB
  • Karla Vanessa Gomes dos Santos SEEDF / UnB

Resumo


O trabalho proposto tem como objetivo desvelar as concepções/percepções sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e sua importância para o ensino e aprendizagem da Matemática em Educação a Distância (EaD) a partir da visão dos/das professores/as de Matemática que atuam em cursos de licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Em relação metodologia, foi um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, o procedimento de coleta dos dados foi o questionário on-line com Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e a análise dos dados foi com base na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir da discussão dos resultados e análise das categorias, destacam-se as concepções/percepções de os AVA possibilitarem comunicação, favorecerem trocas de saberes e diálogo entre os alunos e entre estes e o professor/a, acesso ao maior número de alunos/acessibilidade, navegabilidade, materiais interativos que favoreçam a interação entre os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância.

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação em Matemática na modalidade a distância, Professores/as de Matemática, Educação Matemática

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Publicado
04/09/2024
FRAZ, Joeanne Neves; MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos. Os AVA na Concepção de Professores de Matemática: Importância para o Ensino e Aprendizagem na Modalidade a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 314-321. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30935.