Os AVA na Concepção de Professores de Matemática: Importância para o Ensino e Aprendizagem na Modalidade a Distância

  • Joeanne Neves Fraz FAPDF / UnB
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura SEEDF / UnB
  • Karla Vanessa Gomes dos Santos SEEDF / UnB

Resumo


O trabalho proposto tem como objetivo desvelar as concepções/percepções sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e sua importância para o ensino e aprendizagem da Matemática em Educação a Distância (EaD) a partir da visão dos/das professores/as de Matemática que atuam em cursos de licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Em relação metodologia, foi um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, o procedimento de coleta dos dados foi o questionário on-line com Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e a análise dos dados foi com base na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir da discussão dos resultados e análise das categorias, destacam-se as concepções/percepções de os AVA possibilitarem comunicação, favorecerem trocas de saberes e diálogo entre os alunos e entre estes e o professor/a, acesso ao maior número de alunos/acessibilidade, navegabilidade, materiais interativos que favoreçam a interação entre os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância.

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação em Matemática na modalidade a distância, Professores/as de Matemática, Educação Matemática

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem in Educação e Pesquisa. São Paulo: FE/USP, 2003.

BAIRRAL, M. A. Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação e Educação Matemática. Rio de Janeiro: Edur, 2009, v. 1.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2016.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

BIANCHINI, B. L.; BIANCHINI, M. A. Considerações sobre as competências e habilidades necessárias ao professor de Matemática para atuar com novas tecnologias aplicadas ao ensino. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 mai. 2017.

BORBA, M. C. Educação Matemática a Distância Online: balanço e perspectivas. Cuadernos de Investigación y Formación Matemática, Costa Rica, ano 8, n. 11, p. 349-358, 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 mai. 2022.

COUTINHO, C.; LISBÔA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011, p. 5-22.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KRIPKA, R. M. L.; VIALI, L.; DICKEL, A., LAHM, R. A. Ensino, aprendizagem e novas tecnologias: relações entre abordagens teóricas clássicas e contemporâneas. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.16, n. 37, 2020. p. 39-53. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 dez. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LIMA, J. C. A Matemática no ensino a distância. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, vol. 01, p. 603-612, abr./ 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 ago. 2021.

OKADA, A. L. Desafio para EAD: como fazer emergir a colaboração e a cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem? In: SILVA, M. Educação Online: teoria, prática, legislação e formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

OKADA, A.; OKADA, S.; SANTOS, E. CoLearn: ciberconferência e cibermapeamento para aprendizagem colaborativa aberta em cibercomunidades. Simpósio Nacional Abciber, II, 2008. Anais... Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 abr. 2020.

PALLOF, R. M.; PRATT, K. Estimulando a Aprendizagem Colaborativa. In: Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on‐line. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

PAULIN, J. F. V. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: um olhar retrospectivo para os artigos do SIPEM. In: ROSA, M.; BAIRRAL, M. A.; AMARAL, R. B. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 17-56.

SILVA, A. C.; SILVA, C. M. T. Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, A. C. (org.). Aprendizagem em ambientes virtuais e educação a distância. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009. p. 73-88.

SILVA, A. W.; LEAL, C. P. Tecnologias e Metodologias na Educação a Distância: passado e presente. In: FOFONCA, E. (coord.). Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. Curitiba, PR: Editora IFPR, 2018, v. 2, p. 57-69.

SILVA, G. J.; RAMOS, W. M. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como potencializador da autonomia do estudante: estudo de caso na UAB-UnB. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, 2011, p. 92-106. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 jun. 2018.

STAHL, G.; KOSCHMANN, T.; SUTHERS, D. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: uma perspectiva histórica. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 abr. 2019.

VILLARDI, R.; OLIVEIRA, E. G. Tecnologia na Educação: uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.
Publicado
04/09/2024
FRAZ, Joeanne Neves; MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos. Os AVA na Concepção de Professores de Matemática: Importância para o Ensino e Aprendizagem na Modalidade a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 314-321. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30935.