Para Além do Tecnocêntrico: Encontros Presenciais de Música nos Polos EaD no Interior do Estado do Rio Grande do Norte

  • Bruno Alisson Alves Hermínio UERN
  • Flávia Maiara Lima Fagundes UERN
  • Giann Mendes Ribeiro UERN
  • Anne Valeska Lopes da Costa UERN

Resumo


Este texto corresponde a um relato de experiência de práticas pedagógicas musicais realizadas dentro da disciplina de Estágio Supervisionado III, em três polos do Curso de Licenciatura em Música a distância da UERN, com alunos do sétimo período. As práticas pedagógicas realizadas nas oficinas de Música na formação a distância da licenciatura em Música da UERN, possibilitaram um olhar para a superação do ensino instrumental, muitas vezes presente na EaD. Com a ação das oficinas tentamos atender aos objetivos da criação do curso no que diz respeito à carga horária das atividades didáticas, e da integralização do curso pensando em uma imersão dos estudantes em jogos e brincadeiras musicais acessíveis e que possam realizar na escola regular, em uma interdisciplinaridade com o currículo da escola e em modos de integração entre teoria e prática.

Palavras-chave: Educação a distância, Ensino de Música, Estágio Supervisionado

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 2/2004: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música. Brasília, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1/2002: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2/2002: Duração e carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, 2002b.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999. Edição em volume único. Incluindo Lei 9394/96 e DCNEM.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (5ª a 8ª séries): arte. Brasília, 1998.

BRITO, T. A. de.Música na educação infantil. São Paulo, Peirópolis, 2003.

MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze: A música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. – (Série Educação Musical). p. 25-46.

PPC-MÚS-EAD. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música na modalidade à Distância. Departamento de Artes. Faculdade de Letras e Artes. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 2020. Disponível em: . Acesso em: 23/06/2024.

SOUZA, Carlos Eduardo de; JOLY, Maria Carolina Leme. A importância do ensino musical na educação infantil. Cadernos da pedagogia. São Carlos, Ano 4 v. 4 n. 7, p. 96 – 110, jan. – jun. 2010.
Publicado
04/09/2024
HERMÍNIO, Bruno Alisson Alves; FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; RIBEIRO, Giann Mendes; COSTA, Anne Valeska Lopes da. Para Além do Tecnocêntrico: Encontros Presenciais de Música nos Polos EaD no Interior do Estado do Rio Grande do Norte. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 322-329. ISSN 2763-8995.