Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais na Educação: Construindo Pontes para a e-Cidadania
Resumo
Diante do crescente avanço tecnológico, a inserção das tecnologias digitais na educação emerge como um tema central nas discussões pedagógicas, desafiando a perspectiva tecnicista que limita a tecnologia a uma ferramenta de ensino e propondo sua visão como um artefato sociocultural com grande potencial para transformar práticas pedagógicas e contextos sociais. Nessa perspectiva, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) ofertou a disciplina “Democracia, formação de professores e tecnologias em contextos emergentes”, estruturada em quatro eixos temáticos. Esta iniciativa culminou na criação de uma coletânea de e-books que aprofundam a compreensão dos temas abordados e sugerem práticas pedagógicas inovadoras. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa exploratória, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de analisar os estudos selecionados para os dois primeiros eixos temáticos, sendo: Democracia, e-Cidadania e tecnologias na educação; e Formação de professores e tecnologias na sociedade democrática, buscando evidenciar a importância do uso crítico e socialmente referenciado das tecnologias para fomentar a cidadania digital, superando assim as tradicionais abordagens tecnicistas, contribuindo, portanto, com a formação de cidadãos conscientes e participativos na era digital.
Referências
HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educ. Pesquisa, v. 45, 2019, p. 1-18. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 out. 2023.
KENSKI, V. M. Novos tempos de formação docente. In: KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. 1. reimpr. Campinas, SP: Papirus, 2014. p. 85-107.
KUENZER, A. Z. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dez. 1999. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 nov. 2023.
LIMA, D. da C. B. P.; ORDOÑEZ, F. J. B.; SANTOS, G. B. G. A.; SILVA, I. F.; DEUS, K. B. B.; MEDEIROS, L. M.; ARAÚJO, L. F.G. da S.; GÁMEZ, M. J. M.
Democracia, E-cidadania e Tecnologias na Educação. LIMA, D. da C. B. P.; LOPES, R. P., (Orgs). Coletânea Tecnologias e Educação Básica, vol. 1. Goiânia: Cegraf, 2024. [no prelo].
LIMA, D. C. B. P.; OLIVEIRA, F. L. de; FRAZÃO, E. S. F. Educação, qualidade e tecnologia em Paulo Freire. In: LIMA, D. C. B. P; DINIZ, J. A. R.; FONSECA, M. A. R. (Orgs.). Educação e tecnologias digitais de informação, de comunicação e expressão: conceitos, concepções e práticas. Aparecida de Goiânia: Editora Alfredo Nasser, 2023.
LIMA, D. da C. B. P. Formação humana e democracia: relações entre tecnologias digitais e educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13411. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2023.
LIMA, D. da C. B. P. Quality, e-citizenship and distance education: a possible relationship. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 460–471, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.77113. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2023.
LOPES, R. P.; FÜRKOTTER, M. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 269-296, out./dez. 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 nov. 2023.
SANTOS, V. G.; ALMEIDA, S. E.; ZANOTELLO, M. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 99, n. 252, p. 331-349, mai./ago. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 nov. 2023.
VASCON, L. F. C. Redes sociais virtuais e as formações identitárias. In: SERRA, C. H. A.; SOUZA, L. A. F. de (Orgs.). Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações a violência no Brasil Contemporâneo. Niterói: Eduff, 2022, p.144-156. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2023.