Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais na Educação: Construindo Pontes para a e-Cidadania

  • Larissa Mendes Medeiros UFG
  • Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo UFG
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima UFG

Resumo


Diante do crescente avanço tecnológico, a inserção das tecnologias digitais na educação emerge como um tema central nas discussões pedagógicas, desafiando a perspectiva tecnicista que limita a tecnologia a uma ferramenta de ensino e propondo sua visão como um artefato sociocultural com grande potencial para transformar práticas pedagógicas e contextos sociais. Nessa perspectiva, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) ofertou a disciplina “Democracia, formação de professores e tecnologias em contextos emergentes”, estruturada em quatro eixos temáticos. Esta iniciativa culminou na criação de uma coletânea de e-books que aprofundam a compreensão dos temas abordados e sugerem práticas pedagógicas inovadoras. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa exploratória, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de analisar os estudos selecionados para os dois primeiros eixos temáticos, sendo: Democracia, e-Cidadania e tecnologias na educação; e Formação de professores e tecnologias na sociedade democrática, buscando evidenciar a importância do uso crítico e socialmente referenciado das tecnologias para fomentar a cidadania digital, superando assim as tradicionais abordagens tecnicistas, contribuindo, portanto, com a formação de cidadãos conscientes e participativos na era digital.

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Formação de professores, Democracia, e-Cidadania

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Publicado
04/09/2024
MEDEIROS, Larissa Mendes; ARAÚJO, Luiz Fernando Gonçalves da Silva; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais na Educação: Construindo Pontes para a e-Cidadania. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 330-337. ISSN 2763-8995.