Práticas Pedagógicas Formativas na EaD do Instituto Federal de Brasília: uma Análise a partir de dos Níveis de Institucionalização da Modalidade

  • Jennifer de Carvalho IFB

Resumo


O presente resumo expandido apresenta um recorte do contexto de oferta da EaD no Instituto Federal de Brasília (IFB) que demonstra a articulação entre as práticas pedagógicas formativas e o nível de institucionalização da EaD do IFB, considerando os aspectos da infraestrutura e política discente, evidenciados por Ferreira e Mill (2014). Nesse sentido, lançamos o seguinte questionamento: como as práticas pedagógicas e formativas adotadas na EaD do IFB se relacionam com os indicadores de institucionalização da modalidade? Tem como objetivo principal analisar um recorte das práticas pedagógicas formativas da EaD do IFB, considerando os aspectos da infraestrutura e das políticas discentes para a identificação do nível de institucionalização da modalidade. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que lançará mão da pesquisa documental e bibliográfica articuladas à realidade evidenciada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFB e ao relato das experiências de práticas pedagógicas formativas desenvolvidas pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Os resultados apresentados estão voltados à análise dos projetos Trilhas Formativas em EaD e Mediadores Virtuais como exemplos de aspectos que indicam o nível de institucionalização da modalidade no IFB.

Palavras-chave: Relato de experiência, Institucionalização da EaD, Práticas Pedagógicas Formativas

Referências

IFB. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2024 - 2030. Brasília, 2023.

FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, Aline M. de M. R.; MILL, Daniel. (org.). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 81-102.

MEDEIROS, Jennifer de Carvalho. A gestão da educação a distância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise comparada dos sentidos e significados da EaD no contexto da educação profissional. 2019. 250 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

CRUZ NETO, Constantino Dias da; BATTESTIN, Vanessa; ZAMBERLAN, Miguel Fabrício; DAMASCENDO, Marcio Daniel Santos; LA GATTA, Filipe Andrade. Retrato da institucionalização da EaD na Rede Federal de Educação profissional tecnológica - 2021. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e24000, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.24000. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. 2024.

VELOSO, B., & MILL, D. (2022b). Institucionalização da educação a distância pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. Educação em Revista, 38, 1-22. DOI: 10.1590/0102-469833842.
Publicado
04/09/2024
CARVALHO, Jennifer de. Práticas Pedagógicas Formativas na EaD do Instituto Federal de Brasília: uma Análise a partir de dos Níveis de Institucionalização da Modalidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 338-346. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30938.