Práticas Pedagógicas Formativas na EaD do Instituto Federal de Brasília: uma Análise a partir de dos Níveis de Institucionalização da Modalidade

  • Jennifer de Carvalho IFB

Resumo


O presente resumo expandido apresenta um recorte do contexto de oferta da EaD no Instituto Federal de Brasília (IFB) que demonstra a articulação entre as práticas pedagógicas formativas e o nível de institucionalização da EaD do IFB, considerando os aspectos da infraestrutura e política discente, evidenciados por Ferreira e Mill (2014). Nesse sentido, lançamos o seguinte questionamento: como as práticas pedagógicas e formativas adotadas na EaD do IFB se relacionam com os indicadores de institucionalização da modalidade? Tem como objetivo principal analisar um recorte das práticas pedagógicas formativas da EaD do IFB, considerando os aspectos da infraestrutura e das políticas discentes para a identificação do nível de institucionalização da modalidade. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que lançará mão da pesquisa documental e bibliográfica articuladas à realidade evidenciada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFB e ao relato das experiências de práticas pedagógicas formativas desenvolvidas pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Os resultados apresentados estão voltados à análise dos projetos Trilhas Formativas em EaD e Mediadores Virtuais como exemplos de aspectos que indicam o nível de institucionalização da modalidade no IFB.

Palavras-chave: Relato de experiência, Institucionalização da EaD, Práticas Pedagógicas Formativas

Referências

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Publicado
04/09/2024
CARVALHO, Jennifer de. Práticas Pedagógicas Formativas na EaD do Instituto Federal de Brasília: uma Análise a partir de dos Níveis de Institucionalização da Modalidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 338-346. ISSN 2763-8995.