Produção de Mídia Audiovisual para a Educação Superior: Análise das Orientações e Diretrizes de Universidades Federais no Distrito Federal e em Goiás

  • Flávia Magalhães Freire Enap
  • Achilles Alves de Oliveira SEEDF / UnB

Resumo


A Universidade Aberta do Brasil (UAB) visa formar professores e combater desigualdades no acesso ao ensino superior, buscando democratização. Este estudo analisa as orientações das Universidades Federais do Centro-Oeste para a produção de mídias audiovisuais na UAB no Distrito Federal e Goiás. A pesquisa qualitativa envolve revisão de literatura e análise documental nas Universidades de Brasília (UnB), Catalão (UFCat), Goiás (UFG) e Jataí (UFJ). O direito a múltiplas educações e a proposta de educação midiática integram escola e cultura, enfatizando o papel do professor como protagonista. A análise revela falta de sistematização nas orientações. UFCat e UFJ não apresentam orientações, enquanto UnB e UFG têm materiais pouco organizados e dispersos em diferentes plataformas. A ausência de padronização de critérios mínimos de qualidade para produções audiovisuais na UAB é evidente, sugerindo a necessidade de pesquisas adicionais para identificar elementos que requerem orientação para garantir qualidade pedagógica nas Universidades Federais analisadas.

Palavras-chave: Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, Mídia audiovisual, Produção de materiais didáticos, Vídeos

Referências

BAHIA, A. B.; SILVA, A. R. L. Modelo de produção de vídeo didático para EaD. Paidei@: Revista Científica de Educação a Distância, v. 9, n. 16, 2017, p. 1-23. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2022 (2023). Disponível em: [link]. Acesso em: 20 dez. 2023.

FERREIRA, B; MACHADO, D. 5 contribuições da educação midiática aos direitos humanos [livro eletrônico]. 6. ed. São Paul: Educamídia/ Instituto Palavra Aberta, 2023.

GERBASE, C. Desafios na construção de uma estética audiovisual para educação à distância (EAD). Logos, v. 13, n. 1, p. 68–76, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 dez. 2023.

MAZZEU, I. Planejamento e organização de mídia audiovisual para a educação. São Carlos: Pixel, 2017.

MILL, D. A Universidade Aberta do Brasil. In: Litto, F.; Formiga, M. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, Brasil: Pearson Education do Brasil, v. 2, p. 280-291, 2012.

MILL, D. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In: MILL, D.; PIMENTEL, N. (orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 43-58.

MOTA, J. B.; LEONARDO, E. S. Planejamento e produção de materiais didáticos para EAD. Viçosa: UFV, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 dez. 2023.

PENTEADO, R. Z.; COSTA, B. C. G. D. Trabalho docente com videoaulas em EaD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: DOI: 10.1590/0102-4698236284. Acesso em: 10 dez. 2023.

SILVA, A. R. L.; DIANA, J. B. Guia do designer instrucional. Florianópolis: IFSC, 2015.

VERSUTI, A; SCARELI, G. Três desafios para o exercício do direito a educações. In: VERSUTI, A.; SCARELI, G.; ROSSI, D.; ESCANDÓN, P. (Orgs.). Práticas educacionais - estratégias e linguagens. Aveiro: RIA Editorial, 2020, p. 16-38.
Publicado
04/09/2024
FREIRE, Flávia Magalhães; OLIVEIRA, Achilles Alves de. Produção de Mídia Audiovisual para a Educação Superior: Análise das Orientações e Diretrizes de Universidades Federais no Distrito Federal e em Goiás. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 347-355. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30939.