Quais Fatores Determinam a Persistência na EaD?
Resumo
Este manuscrito apresenta um relato das ações realizadas ao longo da pesquisa "Fatores de persistência em cursos a distância", que busca identificar e validar os fatores que afetam a persistência dos discentes, ou seja, . as ações realizadas e habilidades adquiridas pelos discentes para superar as barreiras que surgem ao longo de um curso a distância. Os dados foram obtidos a partir dos relatórios do Moodle de quatro edições do curso de extensão Farmacêuticos na APS: trabalhando em rede", envolvendo 425 alunos, dos quais 303 concluíram o curso. As análises estatísticas não identificaram fatores significativos do perfil demográfico e nem na relação tempo e número de acessos ao Moodle pelos tutores. No momento está sendo realizada a análise textual dos fóruns para identificar padrões de participação dos tutores e relacionar com a persistência. Uma análise de escopo foi realizada buscando atualizar os fatores que compõem o modelo de análise.
Referências
[Omitido para avaliação] . Uma análise da persistência em curso a distância. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 18., 2021, Natal. Anais [...] . Natal: Unirede, 2021.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 17-31.
RAMOS, W. M. Fatores de evasão e persistência em cursos superiores online. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UniRede, 2014. v. 1, p. 2197 - 2210.
ROVAI, A. P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. Internet and Higher Education, v. 6, 2003, p. 1–16.