Oficina de Fanzine: uma Proposta de Ensino-Aprendizagem dos Gêneros Textuais com Protagonismo
Resumo
O Fanzine vem conquistando espaço no ambiente escolar como uma importante ferramenta pedagógica. Com o fanzine é possível o desenvolver diferentes atividades do componente curricular de Língua Portuguesa. Diante essa informação, o objetivo deste trabalho é associar diferentes aprendizagens, capazes de favorecer o protagonismo, a participação dos sujeitos como leitores e produtores de textos críticos a partir do conhecimento dos gêneros textuais. Com o formato de oficina do conhecimento, as aulas aconteceram de maneira remota (encontros on-line), com a turma do 6º ano da E. M. São Mateus – Colíder/MT. Os resultados desta experiência evidenciam que desenvolver e entender a atividade de produção de Fanzine é uma didática importante para o desenvolvimento do protagonismo, proporcionando a autoria dos estudantes do Ensino Fundamental. O Fanzine aborda uma linguagem jovem, capaz de representar seus mundos e gostos permeando os saberes já adquiridos. Nesse sentido, sugere-se a oficina de Fanzinagem como uma estratégia eficaz na contribuição do conhecimento dos gêneros textuais das práticas sociais. A metodologia Fanzine despertou o interesse dos alunos como uma atividade interessante agregando mais conhecimento.
Referências
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