Oficina de Fanzine: uma Proposta de Ensino-Aprendizagem dos Gêneros Textuais com Protagonismo

  • Juliana Machado SEDUC-MT
  • Rosana Dias dos Santos Veloso SEDUC-MT
  • Norma Aparecida de Oliveira Nobre SEDUC-MT

Resumo


O Fanzine vem conquistando espaço no ambiente escolar como uma importante ferramenta pedagógica. Com o fanzine é possível o desenvolver diferentes atividades do componente curricular de Língua Portuguesa. Diante essa informação, o objetivo deste trabalho é associar diferentes aprendizagens, capazes de favorecer o protagonismo, a participação dos sujeitos como leitores e produtores de textos críticos a partir do conhecimento dos gêneros textuais. Com o formato de oficina do conhecimento, as aulas aconteceram de maneira remota (encontros on-line), com a turma do 6º ano da E. M. São Mateus – Colíder/MT. Os resultados desta experiência evidenciam que desenvolver e entender a atividade de produção de Fanzine é uma didática importante para o desenvolvimento do protagonismo, proporcionando a autoria dos estudantes do Ensino Fundamental. O Fanzine aborda uma linguagem jovem, capaz de representar seus mundos e gostos permeando os saberes já adquiridos. Nesse sentido, sugere-se a oficina de Fanzinagem como uma estratégia eficaz na contribuição do conhecimento dos gêneros textuais das práticas sociais. A metodologia Fanzine despertou o interesse dos alunos como uma atividade interessante agregando mais conhecimento.

Palavras-chave: Fanzine, gêneros textuais, protagonismo

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Publicado
08/11/2021
MACHADO, Juliana; VELOSO, Rosana Dias dos Santos; NOBRE, Norma Aparecida de Oliveira. Oficina de Fanzine: uma Proposta de Ensino-Aprendizagem dos Gêneros Textuais com Protagonismo. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-15. ISSN 2447-8776.