Libras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Municipal de Cuiabá-MT: Desafios e Possibilidades

  • Lucimara Thais de Souza Vidrago UNEMAT
  • Ednéia Natalino da Silva Santos UNESP / UNEMAT

Resumo


Este trabalho é oriundo de uma pesquisa realizada no âmbito do curso de Letras com habilitação em Espanhol, da Universidade do Estado de Mato Grosso, e propõe realizar algumas reflexões acerca da inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bem como os desafios em tempos de pandemia. A questão de inclusão no contexto escolar é antiga, e nosúltimos anos, esse tema se intensificou, destacando também a LIBRAS, para a qual se têm surdos em todas as etapas e modalidades da educação básica e superior. A questão principal da pesquisa: como as escolas da educação básica se organizam para atender a demanda de inserção da LIBRAS? Quais os maiores desafios para os professores em trabalharem com alunos com deficiência auditiva/ surdo? A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, em conjunto à pesquisa bibliográfica e de campo com a utilização da técnica de questionário. As análises foram ancoradas nas legislações nacionais tais como Decreto nº 5.626 de 2005 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras e regulamenta a Lei nº 10.436/2002 e dos teóricos: Mori e Sander (2015) Jannuzzi (2006) Witkoski(2009) entre outros.

Palavras-chave: Libras, Educação, Inclusão

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Publicado
08/11/2021
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VIDRAGO, Lucimara Thais de Souza; SANTOS, Ednéia Natalino da Silva. Libras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Municipal de Cuiabá-MT: Desafios e Possibilidades. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 28-42. ISSN 2447-8776.