Libras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Municipal de Cuiabá-MT: Desafios e Possibilidades

  • Lucimara Thais de Souza Vidrago UNEMAT
  • Ednéia Natalino da Silva Santos UNESP / UNEMAT

Resumo


Este trabalho é oriundo de uma pesquisa realizada no âmbito do curso de Letras com habilitação em Espanhol, da Universidade do Estado de Mato Grosso, e propõe realizar algumas reflexões acerca da inclusão de alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bem como os desafios em tempos de pandemia. A questão de inclusão no contexto escolar é antiga, e nosúltimos anos, esse tema se intensificou, destacando também a LIBRAS, para a qual se têm surdos em todas as etapas e modalidades da educação básica e superior. A questão principal da pesquisa: como as escolas da educação básica se organizam para atender a demanda de inserção da LIBRAS? Quais os maiores desafios para os professores em trabalharem com alunos com deficiência auditiva/ surdo? A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, em conjunto à pesquisa bibliográfica e de campo com a utilização da técnica de questionário. As análises foram ancoradas nas legislações nacionais tais como Decreto nº 5.626 de 2005 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras e regulamenta a Lei nº 10.436/2002 e dos teóricos: Mori e Sander (2015) Jannuzzi (2006) Witkoski(2009) entre outros.

Palavras-chave: Libras, Educação, Inclusão

Referências

BARBOSA, Clévia, et al. A importância da aprendizagem de Libras para a formação de professores bilíngues dentro de uma perspectiva inclusiva. INES Revista Espaço, Rio de Janeiro, nº 43, jan./jun. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Thais/Downloads/11-80-1-PB%20(1).pdf . Acesso em 20 mar. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 28 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em: 28 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de dez. de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 28 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/2002/L10436.htm Acesso em: 28 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.asp Acesso em: 28 ago. 2020.

DUARTE, G. T. Língua Portuguesa é tema de encontro de instrutores e intérpretes de Libras. Assessoria SME. Cuiabá, 12 mar. 2012. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/imprime.php?cid=4448&sid=32 Acesso em 20 mar. 2021.

GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. HAHN, Ana, et al. O bilinguismo aplicado à educação especial de surdos. Wiki Psicoeduc, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em 20 mar. 2021.

JANNUZZI, Gilberta S. de M. A educação para deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XX. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LACERDA, C. B.F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, set. 1998. Disponível em: [link]. Acesso em 06 mai. 2021.

MORI, Nerli Nonato Ribeiro. SANDER, Ricardo Ernani. História da educação dos surdos no Brasil. Seminário de Pesquisa do Pepi, 2015. Disponível em http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_04/94.pdf. Acesso em 25/08/2020.

MOROZ, Melania e GIANFALDONI, Mônica Helena T.A. O processo de Pesquisa: Iniciação. Brasila: Plano, 2002.

OLIVEIRA, Maria Izete de. Guia Prático: Projetos de Pesquisa e Trabalho Monográfico. 6. Ed. revisada e ampliada / Maria Izete de Oliveira. Elizeth Gonzaga dos Santos Lima. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2012. 43 p.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: aquisição de linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANCA, D.M. Surdez e preconceito no contexto da normatividade social. Revista Educação Pública, v.19, nº 3, 5 de fevereiro de 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 20 mar. 2021.

SME, Secretaria Municipal de Educação. Assessoria SME. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 mar. 2021.

SME, Secretaria Municipal de Educação. Educação Especial no Município de Cuiabá: Diretrizes e Propostas Pedagógicas. Prefeitura de Cuiabá, 2010. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/educacaoespecial.pdf Acesso em: 28 ago. 2020.

SHIMAZAKI, E. M.. MENEGASSI, R.J. FELLINI, D. G. N.. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. In Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015476, p. 1-17, 2020 Disponível em: https://www.revistas2. . acesso em 24/03/2021

STAKE, E. R. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. São Paulo: Penso, 2010.

WITKOSKI, S. A. Surdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 42 set./dez. 2009. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a12.pdf. Acesso em 15 abr. 2021.
Publicado
08/11/2021
VIDRAGO, Lucimara Thais de Souza; SANTOS, Ednéia Natalino da Silva. Libras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Municipal de Cuiabá-MT: Desafios e Possibilidades. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 28-42. ISSN 2447-8776.