Vida Saudável Durante a Pandemia: Pentáculo do Bem Estar e suas Implicações para o Bem Estar Social

  • Valdenir Schoenberger UFMT

Resumo


O estudo trás o relato da utilização do modelo Pentáculo do Bem Estar no intuito de aplicar um mecanismo de avaliação do estilo de vida saudável no período de pandemia do Covid 19. De fácil aplicação, o mecanismo tem o intuito de estabelecer escores individuais quanto aos seguintes pontos: nutrição, atividade física, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento social. Concomitantemente utilizamos a Pirâmide Alimentar como mecanismo auxiliar em um modelo avaliativo quanto a quantidade e qualidade no consumo de alimentos. Outro mecanismo auxiliar utilizado nos testes foi a Carta para o EU de 2022, como forma de avaliar o bem estar social e controle do estresse. A avaliação se deu no primeiro e segundo semestres de 2021 com 50 estudantes do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 13 e 15 anos de uma escola pública do Município de Juara. Consideramos positivos os resultados encontrados a partir do levantamento, embora alguns pontos como: controle do estresse e alimentação estarem em desacordo com exemplos de uma vida saudável, o objetivo do mecanismo avaliativo vai além do simples levantamento de dados, mas na busca de correções e adequações para mudanças comportamentais e a promoção da educação em saúde.
Palavras-chave: Pentáculo do Bem Estar, Saúde e qualidade de vida, Alimentação saudável

Referências

NAHAS, Markus V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Londrina: Midiograf, 2013 (6º Edição)

PHILIPPI. Sonia Tucunduva [et.al]. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 65-80, jan./abr., 1999
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SCHOENBERGER, Valdenir. Vida Saudável Durante a Pandemia: Pentáculo do Bem Estar e suas Implicações para o Bem Estar Social. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 43-48. ISSN 2447-8776.