O Recreio: Espaço ― Tempo de Novas Descobertas
Resumo
O texto em tela é um recorte da dissertação intitulada "Um estudo sobre a cultura lúdica de crianças sem recreio", cuja investigação foi sobre a cultura lúdica de crianças na educação básica sob à ausência do recreio. Nos servimos dos estudos e pesquisas de Gilles Brougère (1998); Brian Sutton-Smith (2017); Jean Château (1987); Roger Caillois (1990). O lócus da pesquisa foi uma unidade de Educação Básica, localizada no município de Cuiabá-MT. Com o método etnográfico fizemos a coleta de dados, a partir de observações sistemática e assistemática; registro de imagens fotográficas; além de entrevistas com estudantes e professores(as) nos tempos e espaços escolares. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental, professoras e integrantes do corpo pedagógico que se dispuseram a participar da pesquisa. Constatou-se que o trabalho realizado recolheu, a partir dos estudos teóricos, dados que compuseram esta dissertação àquilo que constituía a cultura lúdica, a importância da interação social no ambiente escolar e a vivência no recreio, expondo como a brincadeira é importante à formação dessas crianças, mesmo que não haja um tempo e espaço para se recrearem.
Palavras-chave:
Cultura Lúdica, Recreio Escolar, Infância
Referências
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Publicado
08/11/2021
Como Citar
CARVALHO, Eva Laura Silva Fortes de; GOMES, Cleomar Ferreira.
O Recreio: Espaço ― Tempo de Novas Descobertas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 49-63.
ISSN 2447-8776.