Língua, Cultura e Sociedade: Reflexões sobre a (In)Visibilidade na Perspectiva Sociolinguística das Línguas Indígenas e das Línguas de Sinais Brasileiras

  • Jislaine da Luz UFMT
  • Maria Emília Novaes dos Santos UFMT
  • Cláudio Alves Benassi UFMT

Resumo


O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica abordando as questões sociolinguísticas relacionadas a (in)visibilidade linguística, tanto no registro quanto nas políticas linguísticas existentes, destacando a realidade das línguas indígenas e línguas de sinais brasileiras oficiais, cooficiais e emergentes. A base teórica é composta pelo diálogo entre os conceitos de língua, cultura e sociedade, embasado em Hall (2015), Calvet (2007, 2002), Albó (2005), Fargetti e Miranda (2016), Morello (2012), dentre outros. O artigo evidenciou, como resultado, as dificuldades de interação comunicativa desses sujeitos, principalmente, fora de suas comunidades linguísticas, assim como traz reflexões acerca das imposições ainda vigentes, mesmo que de forma velada, sendo necessário ampliar as discussões no âmbito científico, mas, sobretudo, aproximar de maneira efetiva as ações socioeducacionais à realidade dessas comunidades de fala minorizadas, considerando que as conquistas atuais, como a oficialização da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e cooficializações municipais de algumas línguas indígenas são resultantes de lutas históricas pelo reconhecimento da diversidade linguística brasileira, ainda perduram à sombra delas, silenciamentos existentes também nesses contextos linguísticos, no que concerne às esferas de aplicação das políticas linguísticas genéricas existentes e ineficazes na prática.

Palavras-chave: (In)visibilidade linguística, Línguas indígenas, Línguas de sinais brasileiras

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Publicado
08/11/2021
LUZ, Jislaine da; SANTOS, Maria Emília Novaes dos; BENASSI, Cláudio Alves. Língua, Cultura e Sociedade: Reflexões sobre a (In)Visibilidade na Perspectiva Sociolinguística das Línguas Indígenas e das Línguas de Sinais Brasileiras. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 75-85. ISSN 2447-8776.