Reflexões sobre Memória e Alfabetização

  • Natalícia Júlia Marques UFMT
  • Mara Cristina Pereira UFMT

Resumo


A memória nos acompanha em todos os momentos, guardamos lembranças agradáveis, felizes, experiências desafiadoras, e assim por diante. Durante o processo de alfabetização são criadas várias memórias que podem ser de curto ou longo prazo. Assim esse artigo tem por objetivo discutir a memória no processo de alfabetização, visto que dependendo das concepções e práticas pedagógicas empregadas no processo que vai dar o tom para a memória dos alunos que em sua maioria as tem internalizadas no decorrer da vida adulta. A metodologia desse trabalho é de base bibliográfica se pautando teoricamente nos autores Le goff, Mortatti, Mizukami, entre outros. Foi aplicado um questionário aberto em uma amostragem de seis participantes onde eles expuseram suas memórias e subjetividade diante do processo de alfabetização. A alfabetização consiste na primeira experiência do aluno com o saber sistematizado criando suas memórias a partir de suas aprendizagens e interação com o professor e método de ensino, pois as memórias podem ser desafiadoras, alegres, e até mesmo não se tornar algo marcante dependendo do aluno.

Palavras-chave: Memórias, Alfabetização, Aluno

Referências

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Publicado
08/11/2021
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MARQUES, Natalícia Júlia; PEREIRA, Mara Cristina. Reflexões sobre Memória e Alfabetização. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 120-129. ISSN 2447-8776.