Reflexões sobre Memória e Alfabetização
Resumo
A memória nos acompanha em todos os momentos, guardamos lembranças agradáveis, felizes, experiências desafiadoras, e assim por diante. Durante o processo de alfabetização são criadas várias memórias que podem ser de curto ou longo prazo. Assim esse artigo tem por objetivo discutir a memória no processo de alfabetização, visto que dependendo das concepções e práticas pedagógicas empregadas no processo que vai dar o tom para a memória dos alunos que em sua maioria as tem internalizadas no decorrer da vida adulta. A metodologia desse trabalho é de base bibliográfica se pautando teoricamente nos autores Le goff, Mortatti, Mizukami, entre outros. Foi aplicado um questionário aberto em uma amostragem de seis participantes onde eles expuseram suas memórias e subjetividade diante do processo de alfabetização. A alfabetização consiste na primeira experiência do aluno com o saber sistematizado criando suas memórias a partir de suas aprendizagens e interação com o professor e método de ensino, pois as memórias podem ser desafiadoras, alegres, e até mesmo não se tornar algo marcante dependendo do aluno.
Referências
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